Page 76 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 76
BRINCAR
Brincadeira livre
Identificar suas potencialidades, limites e interesses ao explorar
materiais, brinquedos, objetos e ambientes, no espaço físico e so-
MAT03BRINC05
cial, desenvolvendo sua sensibilidade em relação aos sentimentos,
às necessidades e às ideias dos outros com quem interage.
MAT03BRINC06 Socializar-se progressivamente
Interagir espontaneamente com os pares em brincadeiras e ativi-
MAT03BRINC07
dades coletivas.
MAT03BRINC08 Perceber progressivamente a função do outro no jogo.
Exteriorizar emoções e sentimentos acompanhados de expressão
MAT03BRINC09
oral e de outras formas de expressão (gestos, expressão facial etc.)
MUSICALIDADE
Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
Perceber as possibilidades de movimento com o corpo ao som de
MAT03MUSIC01
músicas.
Explorar os diversos ritmos e expressar-se por meio de movimentos
MAT03MUSIC02
corporais e dança.
Vivenciar movimentos rítmicos utilizando as diversas partes do
MAT03MUSIC03
corpo, como palmas e pés, para marcação do tempo.
MAT03MUSIC04 Perceber a relação entre o som e o movimento.
Expressar-se, progressivamente, por meio de gestos intencionais e
MAT03MUSIC05
coordenados ao som de uma música.
MAT03MUSIC06 Utilizar gestos e mímicas nas canções e melodias.
MAT03MUSIC07 Identificar os sons presentes nos ambientes interno e externo.
Reproduzir os diferentes sons percebidos nos ambientes interno
MAT03MUSIC08
e externo.
MAT03MUSIC09 Perceber e executar o som e o silêncio.
Utilizar diversos tipos de fontes sonoras (dispositivos que emitem
MAT03MUSIC10
sons) para produzir sons.
MAT03MUSIC11 Utilizar materiais diversificados para produzir sons.
MAT03MUSIC12 Utilizar os movimentos do corpo para produzir e criar sons.
Perceber as qualidades sonoras de intensidade (forte e fraco),
MAT03MUSIC13 altura (grave e agudo) cantando músicas variadas, por meio de
fontes sonoras diversificadas e brincadeiras musicais.
Expressar sentimentos ao ouvir uma música: alegria, tristeza,
MAT03MUSIC14
agitação e descanso.
Conhecer diferentes expressões da cultura musical infantil
(cantigas folclóricas, cantigas regionais, cantigas de roda, acalantos,
MAT03MUSIC15
entre outras) e de outras culturas, dentre elas músicas clássicas,
populares, cantadas ou instrumentais.
Diretrizes para Educação Infantil 75