Page 76 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 76

BRINCAR
                                             Brincadeira livre
                                      Identificar suas potencialidades, limites e interesses ao explorar
                                      materiais, brinquedos, objetos e ambientes, no espaço físico e so-
                       MAT03BRINC05
                                      cial, desenvolvendo sua sensibilidade em relação aos sentimentos,
                                      às necessidades e às ideias dos outros com quem interage.
                       MAT03BRINC06   Socializar-se progressivamente
                                      Interagir espontaneamente com os pares em brincadeiras e ativi-
                       MAT03BRINC07
                                      dades coletivas.
                       MAT03BRINC08   Perceber progressivamente a função do outro no jogo.
                                      Exteriorizar emoções e sentimentos acompanhados de expressão
                       MAT03BRINC09
                                      oral e de outras formas de expressão (gestos, expressão facial etc.)
                                             MUSICALIDADE
                                Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
                                      Perceber as possibilidades de movimento com o corpo ao som de
                       MAT03MUSIC01
                                      músicas.
                                      Explorar os diversos ritmos e expressar-se por meio de movimentos
                       MAT03MUSIC02
                                      corporais e dança.
                                      Vivenciar movimentos rítmicos utilizando as diversas partes do
                       MAT03MUSIC03
                                      corpo, como palmas e pés, para marcação do tempo.
                       MAT03MUSIC04   Perceber a relação entre o som e o movimento.
                                      Expressar-se, progressivamente, por meio de gestos intencionais e
                       MAT03MUSIC05
                                      coordenados ao som de uma música.
                       MAT03MUSIC06   Utilizar gestos e mímicas nas canções e melodias.
                       MAT03MUSIC07   Identificar os sons presentes nos ambientes interno e externo.
                                      Reproduzir os diferentes sons percebidos nos ambientes interno
                       MAT03MUSIC08
                                      e externo.
                       MAT03MUSIC09   Perceber e executar o som e o silêncio.
                                      Utilizar diversos tipos de fontes sonoras (dispositivos que emitem
                       MAT03MUSIC10
                                      sons) para produzir sons.
                       MAT03MUSIC11   Utilizar materiais diversificados para produzir sons.
                       MAT03MUSIC12   Utilizar os movimentos do corpo para produzir e criar sons.
                                      Perceber as qualidades sonoras de intensidade (forte e fraco),
                       MAT03MUSIC13   altura (grave e agudo) cantando músicas variadas, por meio de
                                      fontes sonoras diversificadas e brincadeiras musicais.
                                      Expressar sentimentos ao ouvir uma música: alegria, tristeza,
                       MAT03MUSIC14
                                      agitação e descanso.
                                      Conhecer diferentes expressões da cultura musical infantil
                                      (cantigas folclóricas, cantigas regionais, cantigas de roda, acalantos,
                       MAT03MUSIC15
                                      entre outras) e de outras culturas, dentre elas músicas clássicas,
                                      populares, cantadas ou instrumentais.



                                                   Diretrizes para Educação Infantil  75
   71   72   73   74   75   76   77   78   79   80   81