Page 71 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 71
LETRAMENTO
Perceber, gradativamente, a função social da escrita, por meio do
MAT03LETRAM21 contato com diferentes portadores de texto.
MAT03LETRAM22 Verbalizar antecipações a partir do título de notícias ou histórias.
Prática de escrita
MAT03LETRAM23 Reconhecer a escrita como uma forma de registro.
MAT03LETRAM24 Produzir textos coletivos, tendo o educador como escriba do grupo.
Perceber recursos do sistema de escrita (linearidade, sinais gráfi-
MAT03LETRAM25
cos e letras) quando o educador realiza o registro do texto.
Escrever o primeiro nome, ainda que não apresente o traçado ade-
MAT03LETRAM26
quado das letras.
Participar das situações de escrita, explorando, necessariamente,
MAT03LETRAM27
suas hipóteses.
MAT03LETRAM28 Realizar cópias de palavras e títulos de histórias.
Reconhecer, nomear e utilizar as letras do seu nome, em escritas
MAT03LETRAM29
espontâneas.
MAT03LETRAM30 Representar ideias por meio da tentativa de escrita.
IMAGEM E ARTE
Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
Perceber o desenho como um recurso de registro histórico, pessoal
MAT03IMARTE01
e coletivo.
Apreciar suas obras de arte e as dos colegas, percebendo-se como
MAT03IMARTE02
artista.
Apreciar obras de artistas renomados, realizando a leitura destas
MAT03IMARTE03
obras.
Expressar-se por meio de diferentes modalidades (desenho -
evolução do desenho; desenho com interferência regular/irregu-
MAT03IMARTE04
lar, desenho livre, desenho com tema, pintura, colagem, recorte/
rasgadura, modelagem).
Representar a figura humana garantindo alguns elementos do
MAT03IMARTE05 esquema corporal, tais como: cabeça, tronco, membros e alguns
detalhes do rosto.
Conhecer elementos básicos como: textura, cor e forma, a partir
MAT03IMARTE06
da observação da obra de arte e do mundo à sua volta.
Expressar progressivamente sua sensibilidade e senso estético,
MAT03IMARTE07
por meio das cores, formas e traços.
MAT03IMARTE08 Criar objetos variados com sucata.
MAT03IMARTE09 Perceber a arte como forma de linguagem universal.
70 Diretrizes para Educação Infantil