Page 71 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 71

LETRAMENTO
                             Perceber, gradativamente, a função social da escrita, por meio do
              MAT03LETRAM21  contato com diferentes portadores de texto.
              MAT03LETRAM22  Verbalizar antecipações a partir do título de notícias ou histórias.
                                   Prática de escrita
              MAT03LETRAM23  Reconhecer a escrita como uma forma de registro.
              MAT03LETRAM24  Produzir textos coletivos, tendo o educador como escriba do grupo.
                             Perceber recursos do sistema de escrita (linearidade, sinais gráfi-
              MAT03LETRAM25
                             cos e letras) quando o educador realiza o registro do texto.
                             Escrever o primeiro nome, ainda que não apresente o traçado ade-
              MAT03LETRAM26
                             quado das letras.
                             Participar das situações de escrita, explorando, necessariamente,
              MAT03LETRAM27
                             suas hipóteses.
              MAT03LETRAM28  Realizar cópias de palavras e títulos de histórias.
                             Reconhecer, nomear e utilizar as letras do seu nome, em escritas
              MAT03LETRAM29
                             espontâneas.
              MAT03LETRAM30  Representar ideias por meio da tentativa de escrita.
                                    IMAGEM E ARTE
                      Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
                             Perceber o desenho como um recurso de registro histórico, pessoal
              MAT03IMARTE01
                             e coletivo.
                             Apreciar suas obras de arte e as dos colegas, percebendo-se como
              MAT03IMARTE02
                             artista.
                             Apreciar obras de artistas renomados, realizando a leitura destas
              MAT03IMARTE03
                             obras.
                             Expressar-se por meio de diferentes modalidades (desenho -
                             evolução do desenho; desenho com interferência regular/irregu-
              MAT03IMARTE04
                             lar, desenho livre, desenho com tema, pintura, colagem, recorte/
                             rasgadura, modelagem).
                             Representar a figura humana garantindo alguns elementos do
              MAT03IMARTE05  esquema corporal, tais como: cabeça, tronco, membros e alguns
                             detalhes do rosto.
                             Conhecer elementos básicos como: textura, cor e forma, a partir
              MAT03IMARTE06
                             da observação da obra de arte e do mundo à sua volta.
                             Expressar progressivamente sua sensibilidade e senso estético,
              MAT03IMARTE07
                             por meio das cores, formas e traços.
              MAT03IMARTE08  Criar objetos variados com sucata.
              MAT03IMARTE09  Perceber a arte como forma de linguagem universal.





              70  Diretrizes para Educação Infantil
   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76