Page 67 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 67
MOVIMENTO E CORPOREIDADE
Campo de experiências BNCC: Corpo, gestos e movimentos
Desenvolver progressivamente habilidades manuais, adquirindo
MAT02MOVCOR13
controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
MAT02MOVCOR14 Perceber e verbalizar as necessidades do próprio corpo.
Diversificar os movimentos fundamentais de locomoção (andar,
correr, saltar, saltitar, deslizar e escalar), manipulação (arremessar,
MAT02MOVCOR15
chutar, rebater, quicar, rolar) e estabilização (ficar em um só pé,
andar em uma superfície estreita).
MAT02MOVCOR16 Demonstrar progressiva independência no cuidado de seu corpo.
MAT02MOVCOR17 Subir e descer escadas com auxílio de um adulto.
MAT02MOVCOR18 Lançar, receber, transportar, empurrar e tracionar objetos.
BRINCAR
Campo de experiências BNCC: O eu, o outro e o nós
Brincadeira dirigida
Utilizar, criativamente, práticas corporais para realizar jogos e
brincadeiras e para criar e representar personagens no faz de
MAT02BRINC01
conta, no reconto de histórias, em danças e dramatizações, de
acordo com a orientação de um adulto.
Desenvolver a autonomia, brincando com diferentes parceiros e
MAT02BRINC02 envolvendo-se em várias brincadeiras, como as exploratórias, as
de construção e as tradicionais.
Construir vínculos imitando e dramatizando pessoas, movimen-
MAT02BRINC03
tos e a realidade.
MAT02BRINC04 Respeitar progressivamente regras e combinados.
Brincadeira livre
Identificar suas potencialidades, limites e interesses ao explorar
materiais, brinquedos, objetos e ambientes, no espaço físico e so-
MAT02BRINC05
cial, desenvolvendo sua sensibilidade em relação aos sentimentos,
às necessidades e às ideias dos outros com quem interage.
MAT02BRINC06 Socializar-se, progressivamente.
Interagir espontaneamente com os pares em brincadeiras e ativi-
MAT02BRINC07 dades coletivas.
Construir sua identidade, ao brincar com indumentárias, acessó-
rios, com objetivos continuados, associados a diferentes papéis
MAT02BRINC08 ou cenas sociais e com elementos da natureza que apresentam
diversidade de formas, texturas, cheiros, cores, tamanhos, pesos,
densidades e possibilidades de transformação.
MAT02BRINC09 Interessar-se em partilhar brinquedos e brincadeiras.
MAT02BRINC10 Organizar-se na brincadeira em grupos menores ou em dupla.
MAT02BRINC11 Verbalizar as brincadeiras que participa.
66 Diretrizes para Educação Infantil