Page 67 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 67

MOVIMENTO E CORPOREIDADE
                      Campo de experiências BNCC: Corpo, gestos e movimentos
                             Desenvolver progressivamente habilidades manuais, adquirindo
              MAT02MOVCOR13
                             controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
              MAT02MOVCOR14  Perceber e verbalizar as necessidades do próprio corpo.
                             Diversificar os movimentos fundamentais de locomoção (andar,
                             correr, saltar, saltitar, deslizar e escalar), manipulação (arremessar,
              MAT02MOVCOR15
                             chutar, rebater, quicar, rolar) e estabilização (ficar em um só pé,
                             andar em uma superfície estreita).
              MAT02MOVCOR16  Demonstrar progressiva independência no cuidado de seu corpo.
              MAT02MOVCOR17  Subir e descer escadas com auxílio de um adulto.
              MAT02MOVCOR18  Lançar, receber, transportar, empurrar e tracionar objetos.

                                      BRINCAR
                         Campo de experiências BNCC: O eu, o outro e o nós
                                  Brincadeira dirigida
                             Utilizar, criativamente, práticas corporais para realizar jogos e
                             brincadeiras e para criar e representar personagens no faz de
              MAT02BRINC01
                             conta, no reconto de histórias, em danças e dramatizações, de
                             acordo com a orientação de um adulto.
                             Desenvolver a autonomia, brincando com diferentes parceiros e
              MAT02BRINC02   envolvendo-se em várias brincadeiras, como as exploratórias, as
                             de construção e as tradicionais.
                             Construir vínculos imitando e dramatizando pessoas, movimen-
              MAT02BRINC03
                             tos e a realidade.
              MAT02BRINC04   Respeitar progressivamente regras e combinados.
                                    Brincadeira livre
                             Identificar suas potencialidades, limites e interesses ao explorar
                             materiais, brinquedos, objetos e ambientes, no espaço físico e so-
              MAT02BRINC05
                             cial, desenvolvendo sua sensibilidade em relação aos sentimentos,
                             às necessidades e às ideias dos outros com quem interage.
              MAT02BRINC06   Socializar-se, progressivamente.
                             Interagir espontaneamente com os pares em brincadeiras e ativi-
              MAT02BRINC07   dades coletivas.
                             Construir sua identidade, ao brincar com indumentárias, acessó-
                             rios, com objetivos continuados, associados a diferentes papéis
              MAT02BRINC08   ou cenas sociais e com elementos da natureza que apresentam
                             diversidade de formas, texturas, cheiros, cores, tamanhos, pesos,
                             densidades e possibilidades de transformação.
              MAT02BRINC09   Interessar-se em partilhar brinquedos e brincadeiras.
              MAT02BRINC10   Organizar-se na brincadeira em grupos menores ou em dupla.
              MAT02BRINC11   Verbalizar as brincadeiras que participa.





              66  Diretrizes para Educação Infantil
   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72