Page 72 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 72
IMAGEM E ARTE
Perceber o fazer artístico, apropriando-se, gradativamente, de ati-
MAT03IMARTE10
tudes como concentração e persistência.
Vivenciar a Arte a partir do contato com artistas, obras, espaços
MAT03IMARTE11
culturais, galerias, museus, por meio das produções artísticas.
Ampliar seu repertório artístico a partir de apreciações das obras
MAT03IMARTE12
de arte.
Observar a produção artística como forma de expressão, por meio
MAT03IMARTE13
da perspectiva do belo.
Participar das atividades de registro por meio de desenhos, perce-
MAT03IMARTE14
bendo neles os detalhes, o colorido e a apresentação final.
Registrar cenas, eventos e acontecimentos por meio da represen-
MAT03IMARTE15 tação por desenho, com formas e elementos reconhecíveis e com
alguns traços próximos à realidade.
Expressar, por meio de diferentes recursos (sucata, pintura, mo-
MAT03IMARTE16 delagem, entre outros), as diversas formas de representação da
figura humana.
LETRAMENTO MATEMÁTICO
Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
Números e Operações
Reconhecer e nomear os números gradativamente, relacionando-
MAT03LETMAT01
-os a quantidades aproximadas.
Realizar registros espontâneos (colagem, desenhos, entre outros)
MAT03LETMAT02
e com números de quantidades.
Vivenciar a contagem oral nas brincadeiras e situações que se fi-
MAT03LETMAT03
zerem necessárias.
Espaço e forma
Vivenciar as relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo,
MAT03LETMAT04 entre outras) e temporais (antes, durante e depois), em situações
do cotidiano.
Identificar e nomear as formas geométricas simples existentes à
MAT03LETMAT05
sua volta: círculo, quadrado, retângulo e triângulo.
Manipular objetos, conservando-os, classificando-os e seriando-
MAT03LETMAT06
-os.
Explorar e vivenciar as relações topológicas com o corpo e com
MAT03LETMAT07
objetos em situações do cotidiano.
Grandezas e Medidas
Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho,
MAT03LETMAT08
peso, cor, forma entre outros).
Comparar as grandezas de mesma natureza, utilizando diferentes
MAT03LETMAT09
estratégia para medir o cumprimento, altura, tempo.
Diretrizes para Educação Infantil 71