Page 72 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 72

IMAGEM E ARTE
                                      Perceber o fazer artístico, apropriando-se, gradativamente, de ati-
                       MAT03IMARTE10
                                      tudes como concentração e persistência.
                                      Vivenciar a Arte a partir do contato com artistas, obras, espaços
                       MAT03IMARTE11
                                      culturais, galerias, museus, por meio das produções artísticas.
                                      Ampliar seu repertório artístico a partir de apreciações das obras
                       MAT03IMARTE12
                                      de arte.
                                      Observar a produção artística como forma de expressão, por meio
                       MAT03IMARTE13
                                      da perspectiva do belo.
                                      Participar das atividades de registro por meio de desenhos, perce-
                       MAT03IMARTE14
                                      bendo neles os detalhes, o colorido e a apresentação final.
                                      Registrar cenas, eventos e acontecimentos por meio da represen-
                       MAT03IMARTE15  tação por desenho, com formas e elementos reconhecíveis e com
                                      alguns traços próximos à realidade.
                                      Expressar, por meio de diferentes recursos (sucata, pintura, mo-
                       MAT03IMARTE16  delagem, entre outros), as diversas formas de representação da
                                      figura humana.
                                         LETRAMENTO MATEMÁTICO
                         Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
                                           Números e Operações
                                      Reconhecer e nomear os números gradativamente, relacionando-
                       MAT03LETMAT01
                                      -os a quantidades aproximadas.
                                      Realizar registros espontâneos (colagem, desenhos, entre outros)
                       MAT03LETMAT02
                                      e com números de quantidades.
                                      Vivenciar a contagem oral nas brincadeiras e situações que se fi-
                       MAT03LETMAT03
                                      zerem necessárias.
                                              Espaço e forma
                                      Vivenciar as relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo,
                       MAT03LETMAT04  entre outras) e temporais (antes, durante e depois), em situações
                                      do cotidiano.
                                      Identificar e nomear as formas geométricas simples existentes à
                       MAT03LETMAT05
                                      sua volta: círculo, quadrado, retângulo e triângulo.
                                      Manipular objetos, conservando-os, classificando-os e seriando-
                       MAT03LETMAT06
                                      -os.
                                      Explorar e vivenciar as relações topológicas com o corpo e com
                       MAT03LETMAT07
                                      objetos em situações do cotidiano.
                                            Grandezas e Medidas
                                      Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho,
                       MAT03LETMAT08
                                      peso, cor, forma entre outros).
                                      Comparar as grandezas de mesma natureza, utilizando diferentes
                       MAT03LETMAT09
                                      estratégia para medir o cumprimento, altura, tempo.


                                                   Diretrizes para Educação Infantil  71
   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77