Page 73 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 73

LETRAMENTO MATEMÁTICO
                             Observar, manusear, comparar, explorando o conhecimento de
              MAT03LETMAT10
                             quantidades contínuas: líquido e massa.
                                Tratamento da informação
                             Ouvir e interpretar textos com informações apresentadas em lin-
              MAT03LETMAT11
                             guagem matemática.
                             Explicitar, oralmente e coletivamente, caminhos para resolver si-
              MAT03LETMAT12
                             tuações-problema do cotidiano.
              MAT03LETMAT13  Utilizar a linguagem matemática em seu cotidiano.
                             Coletar, organizar e construir coletivamente, com a mediação do
              MAT03LETMAT14  educador, representações gráficas como listas e tabelas simples,
                             com dados e informações.
              MAT03LETMAT15  Fazer estimativas em relação a quantidades.

                               CONHECIMENTO DE MUNDO
               Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
                             Experimentar situações de pesquisa e investigação sobre os diver-
              MAT03COMUND01
                             sos fenômenos da natureza e da vida cotidiana.
                             Realizar perguntas e questionamentos sobre o ambiente à sua vol-
              MAT03COMUND02
                             ta e situações do cotidiano.
              MAT03COMUND03  Relatar observações e opiniões sobre as situações do cotidiano.
                             Levantar, progressivamente, hipóteses sobre os questionamentos
              MAT03COMUND04
                             propostos nos projetos.
                             Utilizar diferentes recursos didáticos para a realização de pesqui-
              MAT03COMUND05
                             sas sobre os temas investigados.
                             Relatar, progressivamente, as curiosidades sobre situações que fa-
              MAT03COMUND06
                             zem parte do seu cotidiano e sobre o ambiente à sua volta.
              MAT03COMUND07  Reconhecer as diferentes paisagens presentes no cotidiano.
                             Narrar as impressões sobre os ambientes, paisagens e situações
              MAT03COMUND08
                             que observa.
              MAT03COMUND09  Realizar descobertas a partir da exploração do ambiente à sua volta.
                             Utilizar diferentes materiais para construção e desconstrução de
              MAT03COMUND10
                             novos objetos.
                             Manipular materiais diversos, estabelecendo semelhanças e di-
              MAT03COMUND11
                             ferenças entre texturas, cores, tamanhos, cheiros, sabores e sons.
                             Identificar os elementos que fazem parte do meio ambiente: vege-
              MAT03COMUND12
                             tação, animais, micro-organismos, água, solo, rochas, atmosfera.
              MAT03COMUND13  Compreender a importância de cuidar e preservar o meio ambiente.
                             Praticar atitudes de cuidados com o meio ambiente e recursos
              MAT03COMUND14
                             naturais.




              72  Diretrizes para Educação Infantil
   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78