Page 70 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 70
4.2.2. Maternal III
LETRAMENTO
Campo de experiências BNCC: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Linguagem Oral
Participar das rodas de conversa com relatos coerentes ao tema
MAT03LETRAM01 proposto, demonstrando, gradativamente, postura de ouvinte e
aguardando a vez para se colocar.
Transmitir recados, buscando compreendê-los e fazendo-se
MAT03LETRAM02
compreender.
Expressar com clareza, gradativamente, opiniões, desejos e
MAT03LETRAM03 necessidades.
MAT03LETRAM04 Realizar atividades a partir de instruções ouvidas coletivamente.
Utilizar-se da comunicação oral como uma estratégia na resolução
MAT03LETRAM05 de conflitos e problemas.
MAT03LETRAM06 Usar expressões de cordialidade em suas interações cotidianas.
MAT03LETRAM07 Manusear os livros de história, com cuidado e postura de leitor.
MAT03LETRAM08 Diferenciar escrita de desenho e número de letra.
MAT03LETRAM09 Reconhecer letras.
Explorar a escrita em diferentes portadores: livros, revistas,
MAT03LETRAM10 jornais, entre outros.
MAT03LETRAM11 Realizar atividades a partir de instruções ouvidas.
Narrar fatos e vivências, gradativamente, com clareza e ordenação
MAT03LETRAM12 de ideias.
Descrever pessoas, lugares, objetos, entre outros, em momentos
MAT03LETRAM13 de imaginação e de situações vivenciadas.
Verbalizar textos (parlendas, músicas e poemas, trava-línguas e
MAT03LETRAM14 contos, entre outros).
Prática de leitura e literatura
MAT03LETRAM15 Reconhecer o próprio nome e os nomes dos colegas.
Reconhecer a letra inicial do nome, como uma estratégia de
MAT03LETRAM16 leitura.
Reconhecer e nomear letras (imprensa maiúscula), como perten-
MAT03LETRAM17 centes aos nomes de colegas ou familiares.
Ouvir histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações,
MAT03LETRAM18 com orientação do adulto-leitor.
MAT03LETRAM19 Observar e interpretar a capa e a contracapa dos livros de história.
MAT03LETRAM20 Realizar pseudoleitura e iniciar a leitura dos textos trabalhados.
Diretrizes para Educação Infantil 69