Page 66 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 66
CONHECIMENTO DE MUNDO
Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
Praticar atitudes de cuidados com o meio ambiente e recursos
MAT02COMUND13
naturais.
Observar as condições climáticas (estações do ano, temperatura,
MAT02COMUND14 períodos de chuva ou seca na região) e as condições do tempo (se
está chovendo, se faz frio ou calor).
Explorar as diferentes partes do corpo por meio de atividades
MAT02COMUND15
diversificadas.
Reconhecer, gradativamente, sua imagem corporal por meio de
MAT02COMUND16
atividades diferenciadas.
MAT02COMUND17 Reconhecer suas características próprias e de outras pessoas.
Conhecer a importância sobre higiene, cuidados com o corpo e
MAT02COMUND18
alimentação.
MAT02COMUND19 Conhecer-se enquanto sujeito que pertence a diversos grupos sociais.
MAT02COMUND20 Conhecer sua história e de sua família.
Vivenciar diferentes situações que envolvam os aspectos da
MAT02COMUND21
cultura infantil.
MAT02COMUND22 Reconhecer elementos da sua identidade cultural, regional e familiar.
Perceber a passagem do tempo através das atividades realizadas
MAT02COMUND23
no cotidiano.
MOVIMENTO E CORPOREIDADE
Campo de experiências BNCC: Corpo, gestos e movimentos
Reconhecer o corpo em sua totalidade e cada uma de suas partes,
MAT02MOVCOR01 por meio do movimento.
MAT02MOVCOR02 Demonstrar progressiva independência com o cuidado de seu corpo.
Conviver com crianças e adultos em espaços diversos, vivenciando
MAT02MOVCOR03 os gestos e os movimentos que marcam sua cultura.
Utilizar seu corpo com liberdade e autonomia, imitando os
MAT02MOVCOR04 elementos e objetos do meio circundante.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo
MAT02MOVCOR05 atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
Interpretar o significado das diferentes expressões faciais e pos-
MAT02MOVCOR06 turas corporais, no contexto.
MAT02MOVCOR07 Desenvolver os sentidos a partir da exploração dos ambientes.
Relacionar-se em um grupo social mais amplo, auxiliando profes-
MAT02MOVCOR08 sores e colegas em pequenas tarefas, quando solicitado.
Concentrar-se em uma mesma atividade, em intervalos de tempo
MAT02MOVCOR09 cada vez maiores.
MAT02MOVCOR10 Atender aos comandos dados pelo professor oralmente e por sinais.
MAT02MOVCOR11 Desenvolver reações físico-rítmicas à música (palmas, marcha etc).
MAT02MOVCOR12 Perceber os sons que o seu corpo produz.
Diretrizes para Educação Infantil 65