Page 62 - Diretrizes para Educação Infantil
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cimento nas diversas áreas. A abordagem metodológica utilizada é o Content and
Language Integrated Learning, que permite a formação de cidadãos bilíngues sem
a necessidade de ampliação do tempo de permanência do estudante na escola,
uma vez que articula a aquisição do idioma com os outros campos de experiência.
4.1.9. Sentido Religioso
O campo de experiências Sentido Religioso, próprio do currículo marista, parte
do pressuposto que a dimensão religiosa é um traço característico do ser humano.
Contempla a educação da dimensão religiosa dos estudantes, que inclui a
produção do conhecimento religioso, a abertura às diferenças e o reconhecimento
e respeito à pluralidade religiosa, a partir do confronto com diferentes modelos
de pensamento, de prática social e de construção de sentidos.
Propõe-se a oferecer e construir espaços de conhecimento, vivências e experiências
relativas ao fenômeno religioso e religiosidade, visando a construção de um
sentido religioso com as crianças. A religiosidade caracteriza-se pela intuição,
pelo sentimento, pelas experiências subjetivas e comunitárias. Muitas vezes, ela
vem acompanhada de uma série de condutas, hábitos e atitudes que tocam o coti-
diano das pessoas. É o seu lado ético. Estar com o sagrado é escolher o Bem, estar
do lado da justiça, da fraternidade, do cuidado com o meio ambiente. O sentido
religioso inclui um componente místico (encontro com o sagrado) e ético (buscar
fazer o bem e agir de maneira correta).
Então, as escolas maristas, ao mesmo tempo em que sensibilizam para a expe-
riência religiosa e apresentam as diferentes religiões, também testemunham e
anunciam a sua identidade religiosa a partir da pessoa de Jesus Cristo.
A comunidade educativa em geral e, em especial, a comunidade escolar devem
favorecer o diálogo inter-religioso e contribuir para que ocorra o respeito entre
as religiões. Um meio entre outros de garantir esse testemunho e anúncio na
ambiência marista é o cuidado pastoral, que especificamente tomará conta dessa
dimensão, que, em relação ao componente curricular, é importante encontrar
interfaces, porém diferenciar seus objetivos.
4.2. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento serão apresentados conside-
rando cada série/ano da Educação Infantil. Sabemos que esses objetivos são ca-
racterizados como as aprendizagens essenciais que os estudantes poderão desen-
volver em cada série/ano. Porém, devemos considerar que cada sujeito tem seu
tempo próprio de desenvolvimento e que deve ser devidamente observado pelo
educador, a fim de acompanhar a progressão do estudante e pensar em reorga-
nizar as estratégias que serão pensadas para provocá-lo a novas aprendizagens.
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