Page 60 - Diretrizes para Educação Infantil
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De acordo com a BNCC (2017)
A Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as
crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar
e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de
informação para buscar respostas às suas curiosidades e inda-
gações. (BRASIL, 2017, p. 41)
É importante que se criem oportunidades para ampliar o conhecimento das
crianças em relação a fatos e acontecimentos da realidade social e sobre elementos
e fenômenos naturais. Nesse processo, é interessante que as crianças pesquisem,
ouçam, colaborem com os colegas, interpretem e saibam buscar a compreensão
dos diversos problemas que os cercam.
4.1.5. Movimento e Corporeidade
No campo de experiências Movimento e Corporeidade, relacionado ao campo de
experiências da BNCC corpo, gestos e movimento, a criança vivencia experi-
ências que permitirão o desenvolvimento da própria identidade e autoimagem.
Isso acontece a partir do conhecimento de seu corpo, garantindo assim o desenvol-
vimento das capacidades motoras básicas como rolar, andar, correr, pular, dançar,
rasgar, recortar, ter noção de cuidados básicos de higiene, descobrindo as
sensações e os limites do seu próprio corpo, visando a autonomia e liberdade.
A BNCC (2017) reforça a importância da Educação Infantil neste momento de
descobertas das possibilidades de movimento, de sensações e de conhecimento
das potencialidades do próprio corpo.
Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades
ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito
lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um
amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas
com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso
do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar,
engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas,
e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se correr, dar cambalhotas,
alongar-se, etc.). (BRASIL, 2017, p. 39)
Neste sentido, ela não se restringe ao simples exercício de certas habilidades e
destrezas, mas visa desenvolver a percepção do estudante sobre suas possibilidades
corporais e, com autonomia, movimenta-se de forma significativa e adequada.
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