Page 60 - Diretrizes para Educação Infantil
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De acordo com a BNCC (2017)
                                  A Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as
                                  crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar
                                  e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de
                                  informação para buscar respostas às suas curiosidades e inda-
                                  gações. (BRASIL, 2017, p. 41)
                      É importante que se criem oportunidades para ampliar o conhecimento das
                      crianças em relação a fatos e acontecimentos da realidade social e sobre elementos
                      e fenômenos naturais. Nesse processo, é interessante que as crianças pesquisem,
                      ouçam, colaborem com os colegas, interpretem e saibam buscar a compreensão
                      dos diversos problemas que os cercam.
                      4.1.5. Movimento e Corporeidade
                      No campo de experiências Movimento e Corporeidade, relacionado ao campo de
                      experiências da BNCC corpo, gestos e movimento, a criança vivencia experi-
                      ências que permitirão o desenvolvimento da própria identidade e autoimagem.
                      Isso acontece a partir do conhecimento de seu corpo, garantindo assim o desenvol-
                      vimento das capacidades motoras básicas como rolar, andar, correr, pular, dançar,
                      rasgar, recortar, ter noção de cuidados básicos de higiene, descobrindo as
                      sensações e os limites do seu próprio corpo, visando a autonomia e liberdade.
                      A BNCC (2017) reforça a importância da Educação Infantil neste momento de
                      descobertas das possibilidades de movimento, de sensações e de conhecimento
                      das potencialidades do próprio corpo.
                                  Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades
                                  ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito
                                  lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um
                                  amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas
                                  com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso
                                  do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar,
                                  engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas,
                                  e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se correr, dar cambalhotas,
                                  alongar-se, etc.). (BRASIL, 2017, p. 39)
                      Neste sentido, ela não se restringe ao simples exercício de certas habilidades e
                      destrezas, mas visa desenvolver a percepção do estudante sobre suas possibilidades
                      corporais e, com autonomia, movimenta-se de forma significativa e adequada.








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