Page 59 - Diretrizes para Educação Infantil
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4.1.2. Imagem e Arte
             Este campo de experiências se relaciona com traços, sons, cores e formas,
             proposto na BNCC. Ele abrange as manifestações de linguagem artísticas e culturais
             e propicia a livre expressão da criança em suas múltiplas linguagens.
             Nesse sentido, a BNCC (2017) nos lembra que “essas experiências contribuem
             para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e
             crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca”.
             (BRASIL, 2017, p. 39)
             As possibilidades de experiências incorporam as diferentes linguagens: o desenho
             e a pintura, a fotografia, o cinema, a escultura, o vídeo, os processos de expressão
             e criação e os instrumentos artísticos, de maneira a estimular a atividade inte-
             lectual, a sensibilidade e a habilidade manual, ampliando as possibilidades de
             intervenção da criança no seu meio.
             4.1.3. Letramento Matemático
             Relacionado ao campo de experiências da BNCC espaços, tempos, quantidades,
             relações e transformações, com o Letramento Matemático asseguramos que
             os estudantes façam mais do que recitar números e decorar os nomes de figuras
             geométricas. Fazer matemática é expor as próprias ideias, escutar as dos outros,
             formular, confrontar e comunicar procedimentos de resolução de problemas,
             antecipar resultados, aceitar erro, entre outros. Na Educação Infantil é o momento
             mais adequado para possibilitar às crianças experiências que desenvolvam o pen-
             samento lógico, quer pela riqueza das atividades desenvolvidas, quer pela abertura
             quanto à flexibilidade, curiosidade, criatividade e descoberta.
             Pensar e reconhecer padrões matematicamente acerca de um fato ou um problema
             relaciona-se com a capacidade de juntar, separar, retirar, estabelecer correspon-
             dência entre objetos, descobrindo assim suas propriedades (cor, tamanho, forma
             etc.). Ao se utilizar dessas atividades espontâneas e estabelecer relações, a criança
             constrói noções matemáticas, desenvolvendo as habilidades perceptivo-motoras
             necessárias.
             4.1.4. Conhecimento de Mundo

             O campo de experiências Conhecimento de Mundo está relacionado ao campo da
             BNCC espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Ele mantém
             uma relação direta com os demais, pois, para a criança, o mundo é uma infinidade
             de possibilidades, de descobertas e conhecimentos. Considerando a criança como
             sujeito histórico e cultural, com conhecimentos próprios e que está na fase de
             desbravar e descobrir, é necessário que as experiências despertem o desejo pela
             pesquisa, por observar os diversos fenômenos presentes na sociedade em que
             vive, de experimentar situações práticas para que encontrem as possíveis
             respostas, pela curiosidade de saber, pela necessidade de investigar e problematizar.




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