Page 59 - Diretrizes para Educação Infantil
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4.1.2. Imagem e Arte
Este campo de experiências se relaciona com traços, sons, cores e formas,
proposto na BNCC. Ele abrange as manifestações de linguagem artísticas e culturais
e propicia a livre expressão da criança em suas múltiplas linguagens.
Nesse sentido, a BNCC (2017) nos lembra que “essas experiências contribuem
para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e
crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca”.
(BRASIL, 2017, p. 39)
As possibilidades de experiências incorporam as diferentes linguagens: o desenho
e a pintura, a fotografia, o cinema, a escultura, o vídeo, os processos de expressão
e criação e os instrumentos artísticos, de maneira a estimular a atividade inte-
lectual, a sensibilidade e a habilidade manual, ampliando as possibilidades de
intervenção da criança no seu meio.
4.1.3. Letramento Matemático
Relacionado ao campo de experiências da BNCC espaços, tempos, quantidades,
relações e transformações, com o Letramento Matemático asseguramos que
os estudantes façam mais do que recitar números e decorar os nomes de figuras
geométricas. Fazer matemática é expor as próprias ideias, escutar as dos outros,
formular, confrontar e comunicar procedimentos de resolução de problemas,
antecipar resultados, aceitar erro, entre outros. Na Educação Infantil é o momento
mais adequado para possibilitar às crianças experiências que desenvolvam o pen-
samento lógico, quer pela riqueza das atividades desenvolvidas, quer pela abertura
quanto à flexibilidade, curiosidade, criatividade e descoberta.
Pensar e reconhecer padrões matematicamente acerca de um fato ou um problema
relaciona-se com a capacidade de juntar, separar, retirar, estabelecer correspon-
dência entre objetos, descobrindo assim suas propriedades (cor, tamanho, forma
etc.). Ao se utilizar dessas atividades espontâneas e estabelecer relações, a criança
constrói noções matemáticas, desenvolvendo as habilidades perceptivo-motoras
necessárias.
4.1.4. Conhecimento de Mundo
O campo de experiências Conhecimento de Mundo está relacionado ao campo da
BNCC espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Ele mantém
uma relação direta com os demais, pois, para a criança, o mundo é uma infinidade
de possibilidades, de descobertas e conhecimentos. Considerando a criança como
sujeito histórico e cultural, com conhecimentos próprios e que está na fase de
desbravar e descobrir, é necessário que as experiências despertem o desejo pela
pesquisa, por observar os diversos fenômenos presentes na sociedade em que
vive, de experimentar situações práticas para que encontrem as possíveis
respostas, pela curiosidade de saber, pela necessidade de investigar e problematizar.
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