Page 63 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 63
4.2.1. Maternal II
LETRAMENTO
Campo de experiências BNCC: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Linguagem oral
Dramatizar histórias, utilizando gestos e movimentos com o
MAT02LETRAM01
corpo em contextos variados.
Perceber o uso de estratégias de superação de linguagem do choro e
MAT02LETRAM02 mordida, utilizando a linguagem oral como estratégia de comu-
nicação, respeitando o seu ritmo individual.
MAT02LETRAM03 Ouvir com atenção recados, comandos, histórias.
Criar e responder perguntas, gradativamente, nos contextos
MAT02LETRAM04
vivenciados.
Utilizar oralmente, de forma gradativa, o vocabulário adequado
MAT02LETRAM05
ao contexto.
MAT02LETRAM06 Realizar tarefas, a partir de instruções ouvidas.
MAT02LETRAM07 Narrar fatos e vivências.
Descrever personagens, lugares, objetos, entre outros, em contextos
MAT02LETRAM08
variados.
Recontar textos oralmente, como parlendas, canções, notícias,
MAT02LETRAM09
poemas, contos, trava-línguas, entre outros.
MAT02LETRAM10 Relatar situações vivenciadas, ampliando o vocabulário.
MAT02LETRAM11 Criar histórias oralmente, a partir das vivências cotidianas.
Prática de leitura e literatura
MAT02LETRAM12 Ouvir e interpretar histórias lidas pelo educador.
Manusear os livros de história, com cuidado e postura de leitor,
MAT02LETRAM13
realizando pseudoleitura.
MAT02LETRAM14 Reconhecer, gradativamente, letras.
MAT02LETRAM15 Ler imagens diversas.
MAT02LETRAM16 Perceber a diferenciação entre escrita e desenho.
Manusear e observar os diversos portadores de texto: jornais,
MAT02LETRAM17
revistas, álbuns, encartes, entre outros.
MAT02LETRAM18 Perceber a escrita como forma de registro.
Prática de escrita
MAT02LETRAM19 Recontar histórias lidas, filmes assistidos, notícias e outros gêneros.
MAT02LETRAM20 Produzir textos coletivamente, tendo a professora como escriba.
62 Diretrizes para Educação Infantil