Page 63 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 63

4.2.1. Maternal II
              LETRAMENTO
              Campo de experiências BNCC: Escuta, fala, pensamento e imaginação
                                    Linguagem oral
                             Dramatizar histórias, utilizando gestos e movimentos com o
              MAT02LETRAM01
                             corpo em contextos variados.
                             Perceber o uso de estratégias de superação de linguagem do choro e
              MAT02LETRAM02  mordida, utilizando a linguagem oral como estratégia de comu-
                             nicação, respeitando o seu ritmo individual.
              MAT02LETRAM03  Ouvir com atenção recados, comandos, histórias.
                             Criar e responder perguntas, gradativamente, nos contextos
              MAT02LETRAM04
                             vivenciados.
                             Utilizar oralmente, de forma gradativa, o vocabulário adequado
              MAT02LETRAM05
                             ao contexto.
              MAT02LETRAM06  Realizar tarefas, a partir de instruções ouvidas.
              MAT02LETRAM07  Narrar fatos e vivências.
                             Descrever personagens, lugares, objetos, entre outros, em contextos
              MAT02LETRAM08
                             variados.
                             Recontar textos oralmente, como parlendas, canções, notícias,
              MAT02LETRAM09
                             poemas, contos, trava-línguas, entre outros.
              MAT02LETRAM10  Relatar situações vivenciadas, ampliando o vocabulário.
              MAT02LETRAM11  Criar histórias oralmente, a partir das vivências cotidianas.
                                Prática de leitura e literatura
              MAT02LETRAM12  Ouvir e interpretar histórias lidas pelo educador.
                             Manusear os livros de história, com cuidado e postura de leitor,
              MAT02LETRAM13
                             realizando pseudoleitura.
              MAT02LETRAM14  Reconhecer, gradativamente, letras.
              MAT02LETRAM15  Ler imagens diversas.
              MAT02LETRAM16  Perceber a diferenciação entre escrita e desenho.
                             Manusear e observar os diversos portadores de texto: jornais,
              MAT02LETRAM17
                             revistas, álbuns, encartes, entre outros.
              MAT02LETRAM18  Perceber a escrita como forma de registro.
                                   Prática de escrita
              MAT02LETRAM19  Recontar histórias lidas, filmes assistidos, notícias e outros gêneros.
              MAT02LETRAM20  Produzir textos coletivamente, tendo a professora como escriba.





              62  Diretrizes para Educação Infantil
   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68