Page 58 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 58
Letramento
Inglês
Imagem
e arte
Sentido Letramento
Religioso Campos de Matemático
Experiências
Conhecimento
Música
de Mundo
Movimento e
Brincar
Corporeidade
4.1.1. Letramento
Este campo está relacionado ao campo de experiências da BNCC escuta, fala,
pensamento e imaginação. A criança está, desde quando nasce, imersa em
situações cotidianas de comunicação a partir das interações que estabelecem em
seu meio social, seja família, escola ou comunidade. A partir do contato com o
outros, a criança desenvolve suas linguagens e seu pensamento, expressando-os
por meio de choros, gestos, identificação de imagens, reconhecimento de letras e
palavras, dramatizações, escritas espontâneas, desenho, entre outras formas
de expressão das múltiplas linguagens.
Nesse sentido, de acordo com a BNCC (2017), a Educação Infantil é o espaço
potente para
promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir,
potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta
de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas
narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas impli-
cações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui
ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.
(BRASIL, 2017, p. 40)
As práticas pedagógicas neste campo irão proporcionar aos estudantes vivências
que levem as crianças a estarem em contato com os diversos tipos de gêneros
textuais, apropriando-se assim das funções sociais da leitura e da escrita.
Diretrizes para Educação Infantil 57