Page 58 - Diretrizes para Educação Infantil
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Letramento
                                        Inglês
                                                         Imagem
                                                          e arte


                                   Sentido                   Letramento
                                   Religioso   Campos de     Matemático
                                              Experiências


                                                           Conhecimento
                                     Música
                                                            de Mundo
                                                    Movimento e
                                            Brincar
                                                    Corporeidade


                      4.1.1. Letramento
                      Este campo está relacionado ao campo de experiências da BNCC escuta, fala,
                      pensamento e imaginação. A criança está, desde quando nasce, imersa em
                      situações cotidianas de comunicação a partir das interações que estabelecem em
                      seu meio social, seja família, escola ou comunidade. A partir do contato com o
                      outros, a criança desenvolve suas linguagens e seu pensamento, expressando-os
                      por meio de choros, gestos, identificação de imagens, reconhecimento de letras e
                      palavras, dramatizações, escritas espontâneas, desenho, entre outras formas
                      de expressão das múltiplas linguagens.
                      Nesse sentido, de acordo com a BNCC (2017), a Educação Infantil é o espaço
                      potente para
                                  promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir,
                                  potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta
                                  de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas
                                  narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas impli-
                                  cações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui
                                  ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.
                                  (BRASIL, 2017, p. 40)
                      As práticas pedagógicas neste campo irão proporcionar aos estudantes vivências
                      que levem as crianças a estarem em contato com os diversos tipos de gêneros
                      textuais, apropriando-se assim das funções sociais da leitura e da escrita.



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