Page 61 - Diretrizes para Educação Infantil
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4.1.6. Brincar
             Além de ser um campo de experiências, o brincar é um direito de aprendizagem
             que precisa ser garantido às crianças na prática pedagógica da Educação Infantil.
             Trata-se de um eixo estruturante e, precisa estar em estreita sintonia com os
             demais. Ele articula-se com o campo de experiências o eu, o outro e o nós,
             apresentado pela BNCC.
             É por intermédio da brincadeira que a criança apreende seu universo social e
             organiza sua realidade. Assim, ela auxilia a criança em sua compreensão de mundo.
             O brincar proporciona o desenvolvimento da identidade e da autonomia, a
             socialização, o contato com regras sociais, possibilidades de escolhas, resolução
             de situações-problemas e o desenvolvimento da imaginação. A BNCC mostra que
             “nessas experiências, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao
             outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que
             nos constituem como seres humanos”. (BRASIL, 2017, p. 38)
             Por meio das brincadeiras de faz de conta, do jogo simbólico, representativo ou
             imaginário, a criança compreende e reorganiza suas estruturas mentais, na
             medida em que exercita sua imaginação e sua capacidade de planejar situações
             de seu cotidiano.
             4.1.7. Musicalidade
             A musicalidade, como uma manifestação artística e cultural, é mais um dos campos
             de experiências do currículo marista, que se interlaça nesta grande teia educativa,
             e se conecta com o campo traços, sons, cores e formas, da BNCC.
             Como toda atividade artística, “ela envolve o exercício do pensamento e desen-
             volvimento do raciocínio” (Lima, 2007, p. 20), habilidades fundamentais na
             formação da criança, que darão suporte a outras aprendizagens. Ao estar inserida
             no campo da arte, a música “se baseia, também, na educação dos sentidos” (Lima,
             2007, p. 20), contribuindo para o desenvolvimento da percepção e da constituição
             da memória, funções cerebrais que acompanham o indivíduo por toda a vida,
             favorecendo a aquisição de novos conhecimentos.
             Outros elementos norteiam o ensino da música como a sensibilidade, a expressão
             e a criatividade, já que ela desperta emoção e prazer, além de trabalhar a atenção
             e a concentração. Ao explorar sons e instrumentos variados, essa linguagem
             permite a descoberta de ritmos, timbres, equilíbrio e movimento, por meio de um
             processo lúdico, que auxilia na socialização e na construção da afetividade.
             4.1.8. Inglês

             Este campo de experiências torna-se presente por meio do Programa Marista
             Bilíngue, nas turmas atendidas pelo programa (maternal III, 1º ano EI, 2º ano
             EI). A partir deste campo de experiências, os estudantes terão oportunidade de
             vivenciarem a aquisição da língua inglesa com base em experiências e projetos
             que utilizam a língua estrangeira como ferramenta para a construção do conhe-



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