Page 64 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 64

IMAGEM E ARTE
                                Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
                                      Observar suas produções orais, escritas, artísticas, entre outras, e as
                       MAT02IMARTE01
                                      dos colegas, percebendo as diferenças apresentadas.
                                      Expressar-se artisticamente, por meio de atitudes de rasgar,
                       MAT02IMARTE02
                                      embolar, amassar, desenhar, pintar, colar e modelar.
                                      Observar a arte contida na natureza local e reconhecer sua beleza
                       MAT02IMARTE03
                                      e harmonia.
                                      Representar, por desenho, alguns elementos e formas, aproxi-
                       MAT02IMARTE04
                                      mando-se da realidade vivida.
                                      Conhecer e identificar diferentes tipos de texturas, por meio do
                       MAT02IMARTE05
                                      manuseio dos objetos encontrados na natureza local.
                       MAT02IMARTE06  Criar objetos diversos com sucata.
                       MAT02IMARTE07  Descobrir cores, por meio da mistura delas.
                       MAT02IMARTE08  Expressar-se plasticamente, por meio de observações de paisagens.
                                         LETRAMENTO MATEMÁTICO
                         Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
                                           Números e Operações
                                      Localizar e reconhecer os números em situações de sequenciação e
                       MAT02LETMAT01
                                      seriação em situações do seu cotidiano.
                                      Utilizar contagem oral dos números em situações que se fizerem
                       MAT02LETMAT02
                                      necessárias.
                       MAT02LETMAT03  Reconhecer e nomear de forma gradativa os numerais.
                                      Vivenciar qualificadores básicos (tudo, nada, pouco, muito,
                       MAT02LETMAT04  menos, mais), em atividades que incentivem a ludicidade. (Rodas,
                                      jogos, parques, modelagens)
                       MAT02LETMAT05  Observar números, através de jogos.
                                      Verbalizar, de acordo com sua faixa etária, as situações vivenciadas
                       MAT02LETMAT06
                                      em seu cotidiano, na resolução de problemas.
                       MAT02LETMAT07  Relatar e representar através do corpo, a linguagem matemática.
                                              Espaço e forma
                                      Identificar posições de deslocamentos, utilizando vocabulário ade-
                       MAT02LETMAT08
                                      quado (atrás, frente, ao lado, perto, longe, embaixo, em cima).
                                      Explorar  semelhanças  e  diferenças entre as  características  e
                       MAT02LETMAT09
                                      propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
                       MAT02LETMAT10  Reconhecer e identificar formas e cores diferentes.
                                      Construir e representar as formas geométricas em diferentes planos
                       MAT02LETMAT11
                                      e materiais.



                                                   Diretrizes para Educação Infantil  63
   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69