Page 64 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 64
IMAGEM E ARTE
Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
Observar suas produções orais, escritas, artísticas, entre outras, e as
MAT02IMARTE01
dos colegas, percebendo as diferenças apresentadas.
Expressar-se artisticamente, por meio de atitudes de rasgar,
MAT02IMARTE02
embolar, amassar, desenhar, pintar, colar e modelar.
Observar a arte contida na natureza local e reconhecer sua beleza
MAT02IMARTE03
e harmonia.
Representar, por desenho, alguns elementos e formas, aproxi-
MAT02IMARTE04
mando-se da realidade vivida.
Conhecer e identificar diferentes tipos de texturas, por meio do
MAT02IMARTE05
manuseio dos objetos encontrados na natureza local.
MAT02IMARTE06 Criar objetos diversos com sucata.
MAT02IMARTE07 Descobrir cores, por meio da mistura delas.
MAT02IMARTE08 Expressar-se plasticamente, por meio de observações de paisagens.
LETRAMENTO MATEMÁTICO
Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
Números e Operações
Localizar e reconhecer os números em situações de sequenciação e
MAT02LETMAT01
seriação em situações do seu cotidiano.
Utilizar contagem oral dos números em situações que se fizerem
MAT02LETMAT02
necessárias.
MAT02LETMAT03 Reconhecer e nomear de forma gradativa os numerais.
Vivenciar qualificadores básicos (tudo, nada, pouco, muito,
MAT02LETMAT04 menos, mais), em atividades que incentivem a ludicidade. (Rodas,
jogos, parques, modelagens)
MAT02LETMAT05 Observar números, através de jogos.
Verbalizar, de acordo com sua faixa etária, as situações vivenciadas
MAT02LETMAT06
em seu cotidiano, na resolução de problemas.
MAT02LETMAT07 Relatar e representar através do corpo, a linguagem matemática.
Espaço e forma
Identificar posições de deslocamentos, utilizando vocabulário ade-
MAT02LETMAT08
quado (atrás, frente, ao lado, perto, longe, embaixo, em cima).
Explorar semelhanças e diferenças entre as características e
MAT02LETMAT09
propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
MAT02LETMAT10 Reconhecer e identificar formas e cores diferentes.
Construir e representar as formas geométricas em diferentes planos
MAT02LETMAT11
e materiais.
Diretrizes para Educação Infantil 63