Page 65 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 65
LETRAMENTO MATEMÁTICO
Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
Grandezas e Medidas
MAT02LETMAT12 Manipular, seriar, sequenciando objetos do seu cotidiano.
Observar e reconhecer comprimento, altura, peso, tamanho, espa-
ço nos diferentes contextos: em jogos, brincadeiras, rotina, mate-
MAT02LETMAT13
riais de artes (terra, água, massa, tinta, argila, sucata), no cotidiano
e através do brincar.
Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois,
MAT02LETMAT14
ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
Reconhecer conceitos básicos de tempo em calendários e datas co-
MAT02LETMAT15
memorativas.
Tratamento da informação
Utilizar a linguagem matemática em seu cotidiano. (Linguagem
textual sem reconhecimentos de símbolos matemáticos, como
MAT02LETMAT16
exemplo falar sobre igualdade sem apresentação do símbolo cor-
respondente).
CONHECIMENTO DE MUNDO
Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
Vivenciar, progressivamente, situações de pesquisa e investigação
MAT02COMUND01
sobre os diversos fenômenos da natureza e da vida cotidiana.
Fazer, progressivamente, perguntas e questionamentos sobre o
MAT02COMUND02
ambiente à sua volta e situações do cotidiano.
Relatar, progressivamente, observações e opiniões sobre as situ-
MAT02COMUND03
ações do cotidiano.
Manipular, com auxílio, diversos recursos didáticos para a reali-
MAT02COMUND04
zação de pesquisas sobre os temas investigados.
Demostrar curiosidade pelos elementos e pelas situações que
MAT02COMUND05
fazem parte do seu dia a dia e pelo ambiente à sua volta.
MAT02COMUND06 Observar as diferentes paisagens presentes no cotidiano.
Relatar de forma espontânea as percepções sobre as paisagens que
MAT02COMUND07
observa.
MAT02COMUND08 Explorar o ambiente à sua volta fazendo descobertas.
Manipular materiais diversos, identificando as diferentes
MAT02COMUND09
texturas, cores, tamanhos, cheiros, sabores e sons.
Utilizar diferentes materiais para construção e desconstrução de
MAT02COMUND10
novos objetos.
Reconhecer os elementos que fazem parte do meio ambiente:
MAT02COMUND11 vegetação, animais, micro-organismos, água, solo, rochas,
atmosfera.
MAT02COMUND12 Perceber a importância de cuidar e preservar o meio ambiente.
64 Diretrizes para Educação Infantil