Page 65 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 65

LETRAMENTO MATEMÁTICO
               Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
                                  Grandezas e Medidas
             MAT02LETMAT12  Manipular, seriar, sequenciando objetos do seu cotidiano.
                            Observar e reconhecer comprimento, altura, peso, tamanho, espa-
                            ço nos diferentes contextos: em jogos, brincadeiras, rotina, mate-
             MAT02LETMAT13
                            riais de artes (terra, água, massa, tinta, argila, sucata), no cotidiano
                            e através do brincar.
                            Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois,
             MAT02LETMAT14
                            ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
                            Reconhecer conceitos básicos de tempo em calendários e datas co-
             MAT02LETMAT15
                            memorativas.
                                Tratamento da informação
                            Utilizar a linguagem matemática em seu cotidiano. (Linguagem
                            textual sem reconhecimentos de símbolos matemáticos, como
             MAT02LETMAT16
                            exemplo falar sobre igualdade sem apresentação do símbolo cor-
                            respondente).
                               CONHECIMENTO DE MUNDO
               Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
                             Vivenciar, progressivamente, situações de pesquisa e investigação
              MAT02COMUND01
                             sobre os diversos fenômenos da natureza e da vida cotidiana.
                             Fazer, progressivamente, perguntas e questionamentos sobre o
              MAT02COMUND02
                             ambiente à sua volta e situações do cotidiano.
                             Relatar, progressivamente, observações e opiniões sobre as situ-
              MAT02COMUND03
                             ações do cotidiano.
                             Manipular, com auxílio, diversos recursos didáticos para a reali-
              MAT02COMUND04
                             zação de pesquisas sobre os temas investigados.
                             Demostrar curiosidade pelos elementos e pelas situações que
              MAT02COMUND05
                             fazem parte do seu dia a dia e pelo ambiente à sua volta.
              MAT02COMUND06  Observar as diferentes paisagens presentes no cotidiano.
                             Relatar de forma espontânea as percepções sobre as paisagens que
              MAT02COMUND07
                             observa.
              MAT02COMUND08  Explorar o ambiente à sua volta fazendo descobertas.
                             Manipular  materiais  diversos,  identificando  as  diferentes
              MAT02COMUND09
                             texturas, cores, tamanhos, cheiros, sabores e sons.
                             Utilizar diferentes materiais para construção e desconstrução de
              MAT02COMUND10
                             novos objetos.
                             Reconhecer os elementos que fazem parte do meio ambiente:
              MAT02COMUND11  vegetação, animais, micro-organismos, água, solo, rochas,
                             atmosfera.
              MAT02COMUND12  Perceber a importância de cuidar e preservar o meio ambiente.



              64  Diretrizes para Educação Infantil
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70