Page 68 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 68

BRINCAR
                                  Campo de experiências BNCC: O eu, o outro e o nós
                                      Representar corporalmente o imaginário, participando de um jogo
                       MAT02BRINC12   simbólico mais elaborado em um grupo maior.
                                      Solicitar progressivamente a presença do professor para resolução
                       MAT02BRINC13   dos conflitos surgidos nas brincadeiras.
                       MAT02BRINC14   Perceber progressivamente a função do outro no jogo.
                       MAT02BRINC15   Respeitar a sua vez de participar da brincadeira.
                                      Reconhecer elementos do próprio corpo por meio de explorações,
                       MAT02BRINC16   de brincadeiras, do uso do espelho e da interação durante as ativi-
                                      dades lúdicas.
                                             MUSICALIDADE
                                Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
                       MAT02MUSIC01   Explorar os movimentos do corpo ao som de músicas.
                       MAT02MUSIC02   Perceber a relação entre o som e o movimento.
                       MAT02MUSIC03   Expressar-se gestualmente ao som de uma música.
                       MAT02MUSIC04   Perceber os sons presentes no ambiente interno e externo.
                                      Reproduzir os diferentes sons percebidos no ambiente interno e
                       MAT02MUSIC05
                                      externo.
                       MAT02MUSIC06   Perceber o som e o silêncio.
                                      Explorar diversos tipos de fontes sonoras (dispositivos que emitem
                       MAT02MUSIC07
                                      sons) para produzir sons.
                       MAT02MUSIC08   Explorar materiais diversificados para produzir sons.
                       MAT02MUSIC09   Perceber que os movimentos do corpo produzem sons.
                       MAT02MUSIC10   Explorar os movimentos do corpo para produzir e criar sons.
                                      Vivenciar movimentos rítmicos utilizando as diversas partes do
                       MAT02MUSIC11
                                      corpo, como palmas e pés, para marcação do tempo.
                                      Expressar sentimentos ao ouvir uma música: alegria, tristeza, agi-
                       MAT02MUSIC12
                                      tação e descanso.
                                      Conhecer diferentes expressões da cultura musical infantil (can-
                                      tigas folclóricas, cantigas regionais, cantigas de roda, acalantos,
                       MAT02MUSIC13
                                      entre outras) e de outras culturas, dentre elas músicas clássicas,
                                      populares, étnicas, cantadas ou instrumentais.















                                                   Diretrizes para Educação Infantil  67
   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73