Page 68 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 68
BRINCAR
Campo de experiências BNCC: O eu, o outro e o nós
Representar corporalmente o imaginário, participando de um jogo
MAT02BRINC12 simbólico mais elaborado em um grupo maior.
Solicitar progressivamente a presença do professor para resolução
MAT02BRINC13 dos conflitos surgidos nas brincadeiras.
MAT02BRINC14 Perceber progressivamente a função do outro no jogo.
MAT02BRINC15 Respeitar a sua vez de participar da brincadeira.
Reconhecer elementos do próprio corpo por meio de explorações,
MAT02BRINC16 de brincadeiras, do uso do espelho e da interação durante as ativi-
dades lúdicas.
MUSICALIDADE
Campo de experiências BNCC: Traços, sons, cores e formas
MAT02MUSIC01 Explorar os movimentos do corpo ao som de músicas.
MAT02MUSIC02 Perceber a relação entre o som e o movimento.
MAT02MUSIC03 Expressar-se gestualmente ao som de uma música.
MAT02MUSIC04 Perceber os sons presentes no ambiente interno e externo.
Reproduzir os diferentes sons percebidos no ambiente interno e
MAT02MUSIC05
externo.
MAT02MUSIC06 Perceber o som e o silêncio.
Explorar diversos tipos de fontes sonoras (dispositivos que emitem
MAT02MUSIC07
sons) para produzir sons.
MAT02MUSIC08 Explorar materiais diversificados para produzir sons.
MAT02MUSIC09 Perceber que os movimentos do corpo produzem sons.
MAT02MUSIC10 Explorar os movimentos do corpo para produzir e criar sons.
Vivenciar movimentos rítmicos utilizando as diversas partes do
MAT02MUSIC11
corpo, como palmas e pés, para marcação do tempo.
Expressar sentimentos ao ouvir uma música: alegria, tristeza, agi-
MAT02MUSIC12
tação e descanso.
Conhecer diferentes expressões da cultura musical infantil (can-
tigas folclóricas, cantigas regionais, cantigas de roda, acalantos,
MAT02MUSIC13
entre outras) e de outras culturas, dentre elas músicas clássicas,
populares, étnicas, cantadas ou instrumentais.
Diretrizes para Educação Infantil 67