Page 57 - Diretrizes para Educação Infantil
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IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com
diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas,
cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conheci-
mento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra,
assim como o não desperdício dos recursos naturais;
XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das
manifestações e tradições culturais brasileiras;
XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, compu-
tadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e
midiáticos.
O segundo aspecto a ser mencionado trata-se da relação dialógica que os campos
de experiências assumem no cotidiano do trabalho educativo desenvolvido na
Educação Infantil. Pensando nas experiências que as crianças vivenciam no dia
a dia, nos diversos espaços que ocupam, não é possível concebê-las de forma
isolada ou fragmentada. Elas estão presentes na vida dos meninos e das meninas
na sua inteireza, acessando, por meio das interações com outros sujeitos, todo o
repertório de saberes e aprendizagens desenvolvidos ao longo da vida.
Portanto, assumir a perspectiva dos campos de experiências significa deixar de
pensar a organização do processo de ensino e aprendizagem na Educação
Infantil a partir da lógica das disciplinas e das áreas de desenvolvimento, calcadas
em uma ideia transmissiva de conhecimentos. A experiência torna-se o caminho
para o desenvolvimento de um currículo que integra os diversos saberes infantis
na busca pelas explicações sobre seus questionamentos e suas curiosidades,
desenvolvendo assim novas formas de sentir, pensar e agir.
Os nove campos de experiências apresentados nessa Diretriz foram pensados
e construídos à luz da BNCC, no sentido de incorporar a experiência educativa
evangelizadora que até o momento se fez presente na Educação Infantil marista.
Dessa forma, os cinco campos presentes na Base Nacional Comum Curricular se
correlacionam com o currículo marista, no intuito de ofertar diversas experiências
e vivências significativas e produtoras de novas aprendizagens.
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