Page 57 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 57

IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com
                       diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas,
                       cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
                       X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conheci-
                       mento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra,
                       assim como o não desperdício dos recursos naturais;
                       XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das
                       manifestações e tradições culturais brasileiras;
                       XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, compu-
                       tadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e
                       midiáticos.


             O segundo aspecto a ser mencionado trata-se da relação dialógica que os campos
             de experiências assumem no cotidiano do trabalho educativo desenvolvido na
             Educação Infantil. Pensando nas experiências que as crianças vivenciam no dia
             a dia, nos diversos espaços que ocupam, não é possível concebê-las de forma
             isolada ou fragmentada. Elas estão presentes na vida dos meninos e das meninas
             na sua inteireza, acessando, por meio das interações com outros sujeitos, todo o
             repertório de saberes e aprendizagens desenvolvidos ao longo da vida.

             Portanto, assumir a perspectiva dos campos de experiências significa deixar de
             pensar a organização do processo de ensino e aprendizagem na Educação
             Infantil a partir da lógica das disciplinas e das áreas de desenvolvimento, calcadas
             em uma ideia transmissiva de conhecimentos. A experiência torna-se o caminho
             para o desenvolvimento de um currículo que integra os diversos saberes infantis
             na busca pelas explicações sobre seus questionamentos e suas curiosidades,
             desenvolvendo assim novas formas de sentir, pensar e agir.
             Os nove campos de experiências apresentados nessa Diretriz foram pensados
             e construídos à luz da BNCC, no sentido de incorporar a experiência educativa
             evangelizadora que até o momento se fez presente na Educação Infantil marista.
             Dessa forma, os cinco campos presentes na Base Nacional Comum Curricular se
             correlacionam com o currículo marista, no intuito de ofertar diversas experiências
             e vivências significativas e produtoras de novas aprendizagens.















              56  Diretrizes para Educação Infantil
   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62