Page 52 - Diretrizes para Educação Infantil
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4. Currículo da Educação


                            Infantil Marista


                      De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
                      (BRASIL, 2010, p. 12), o currículo concebido para a essa etapa de ensino está
                      pautado no “conjunto de práticas e os saberes das crianças com os conhecimentos
                      que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecno-
                      lógico”. Essas práticas e experiências se concretizam por meio das relações que
                      são estabelecidas entre educadores e estudantes, que afetam e deixam ser afeta-
                      dos no jogo pedagógico em prol do desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos.
                      O planejamento deste currículo deve considerar a criança como um sujeito de
                      direitos, socio-histórico, produtor de culturas e que, a partir das interações e
                      brincadeiras, constitui-se como sujeito cognoscente, que constrói sua identidade
                      pessoal e coletiva, que “brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa,
                      experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade.
                      (BRASIL, 2009, DCNEI, artigo 4º)
                      Nesse sentido, podemos pensar o currículo como um sistema aberto e flexível,
                      com diversas possibilidades de ser alimentados a partir do diálogo com os sujeitos
                      que fazem parte do processo educativo, mas que também pressupõe objetivos
                      a serem alcançados.






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