Page 47 - Diretrizes para Educação Infantil
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Entretanto, o RCNEI não tinha força de lei e foi em 1999 que o Conselho Nacional
             de Educação (CNE) aprovou a Resolução CEB/CNE nº 1 de 7 de abril de 1999,
             instituindo as primeiras Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
             Infantil (DCNEI), agora com caráter mandatório. Nesse momento, a Educação
             Infantil ainda seria relativa às crianças que estavam na faixa etária de 0 a 6 anos.
             A revisão das diretrizes aconteceu anos depois, com a Resolução nº 5 de 17 de
             novembro de 2009, rompendo com alguns paradigmas da educação de crianças
             pequenas ao estabelecer fundamentos, princípios básicos e orientações para o
             currículo, a saber:
             •   O currículo da Educação Infantil é entendido “como um conjunto de práticas
                que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhe-
                cimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico
                e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças”.
                (DCNEI, 2009, art. 3º)
             •   A criança é percebida como sujeito socio-histórico e de direitos, estando no
                centro do planejamento curricular. (DCNEI, 2009, art. 4º)
             •   A criança “constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia,
                deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos
                sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. (DCNEI, 2009, art. 4º)
             •   Apresenta três princípios que fundamentam as práticas pedagógicas:
                “princípios éticos, que dizem respeito à autonomia, à responsabiliade, à
                solidariedade, ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas,
                identidades e singularidade; princípios políticos, vinculados ao direitos
                de cidadania, exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
                princípios estéticos, voltados à sensibilidade, à criatividade, à ludicidade e
                à liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísiticas e culturais.
                (DCNEI, 2009, art. 6º)
             •   As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação
                Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira.
                (DCNEI, 2009, art. 9º)
             •   O acompanhamento do trabalho pedagógico para avaliação do desenvolvi-
                mento dos estudantes deve garantir a observação crítica e ativa das brinca-
                deiras e interações, a partir de diversos registros, sem objetivo de seleção,
                promoção ou classificação.
             Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
             imprimiu sua marca na escolarização das crianças pequenas. É a partir deste
             documento que a identidade da Educação Infantil vai se firmando na perspec-
             tiva de olhar para o desenvolvimento das aprendizagens nas etapas epecíficas
             da vida desse sujejto socio-histórico, respeitando suas necessidades e sua forma
             diferenciada de aprender, ao invés de apenas preparar os estudantes para a etapa
             seguinte no processo de escolarização.



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