Page 42 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 42
A alfabetização será responsável pelo estabelecimento das relações fundamentais
entre sons e letras (fonema e grafema), segundo a categorização funcional, gráfica
e convencional do sistema alfabético, e desenvolverá a consciência fonológica do
estudante em contextos reais de escrita e leitura.
Assim, a Educação Infantil deve-se oportunizar às crianças experiências de leitura
e escrita, permitindo o acesso livre aos diversos gêneros textuais e investindo nas
produções textuais a partir da escrita espontânea.
Na Educação Infantil, muito mais importante do que, por exemplo,
ensinar as letras do alfabeto é familiarizar as crianças, desde
bebês, com práticas sociais em que a leitura e a escrita estejam
presentes exercendo funções diversas nas interações sociais;
é dar-lhes oportunidade de perceberem lógicas da escrita tais
como sua estrutura peculiar (não se fala como se escreve), sua
estabilidade (as palavras não mudam quando a professora lê uma
história) e os múltiplos papéis que desempenha nas sociedades
contemporâneas (utilitário e estético). (BRASIL, 2016, p. 26)
Nesse sentido, algumas práticas são fundamentais para manter o letramento vivo
nas práticas pedagógicas:
• investir na ambientação das salas para que as crianças se familiarizem com
os signos da escrita alfabética, como, por exemplo, chamada dos nomes das
crianças; etiquetas nomeando os materiais que estão organizados, como
canetinhas, brinquedos, entre outros.
• estimular as rodas de conversas, para que as crianças se expressem oralmente,
contando suas novidades, apresentando suas ideias e opiniões, fazendo seus
questionamentos, propondo atividades.
Diretrizes para Educação Infantil 41