Page 42 - Diretrizes para Educação Infantil
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A alfabetização será responsável pelo estabelecimento das relações fundamentais
                      entre sons e letras (fonema e grafema), segundo a categorização funcional, gráfica
                      e convencional do sistema alfabético, e desenvolverá a consciência fonológica do
                      estudante em contextos reais de escrita e leitura.
                      Assim, a Educação Infantil deve-se oportunizar às crianças experiências de leitura
                      e escrita, permitindo o acesso livre aos diversos gêneros textuais e investindo nas
                      produções textuais a partir da escrita espontânea.
                                  Na Educação Infantil, muito mais importante do que, por exemplo,
                                  ensinar as letras do alfabeto é familiarizar as crianças, desde
                                  bebês, com práticas sociais em que a leitura e a escrita estejam
                                  presentes exercendo funções diversas nas interações sociais;
                                  é dar-lhes oportunidade de perceberem lógicas da escrita tais
                                  como sua estrutura peculiar (não se fala como se escreve), sua
                                  estabilidade (as palavras não mudam quando a professora lê uma
                                  história) e os múltiplos papéis que desempenha nas sociedades
                                  contemporâneas (utilitário e estético). (BRASIL, 2016, p. 26)

                      Nesse sentido, algumas práticas são fundamentais para manter o letramento vivo
                      nas práticas pedagógicas:
                      •   investir na ambientação das salas para que as crianças se familiarizem com
                         os signos da escrita alfabética, como, por exemplo, chamada dos nomes das
                         crianças; etiquetas nomeando os materiais que estão organizados, como
                         canetinhas, brinquedos, entre outros.
                      •   estimular as rodas de conversas, para que as crianças se expressem oralmente,
                         contando suas novidades, apresentando suas ideias e opiniões, fazendo seus
                         questionamentos, propondo atividades.




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