Page 40 - Diretrizes para Educação Infantil
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gica necessária para o desenvolvimento de sua turma. E também estar aberto para
                      acolher aquilo que os estudantes têm para ensinar. Para Paulo Freire, o ensinar e o
                      aprender se constituem como uma relação dinâmica, dialógica, na qual “quem
                      ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. (FREIRE, 1996, p. 23)
                      Nesse sentido, a intenção de tomar o educar e o cuidar como indissociáveis
                      fortalece a compreensão de que a centralidade do trabalho pedagógico está no
                      estudante. É interessante lembrar o que pontua Kuhlmann (1999, p. 60):
                                  A caracterização da instituição de Educação Infantil como lugar
                                  de cuidado-e-educação adquire sentido quando segue a perspec-
                                  tiva de tomar a criança como ponto de partida para a formulação
                                  das propostas pedagógicas. Adotar essa caracterização como se
                                  fosse um dos jargões do modismo pedagógico esvazia seu sentido
                                  e repõe justamente o oposto do que se pretende. A expressão
                                  tem o objetivo de trazer à tona o núcleo do trabalho pedagógico
                                  consequente com a criança pequena. Educá-la é algo integrado
                                  ao cuidá-la (grifo do autor). (KUHLMANN, 1999, p. 60)
                      Assim, para que se desenvolva um trabalho educacional de qualidade, que tenha o
                      estudante como protagonista, deve-se garantir a integração do educar, do cuidar,
                      do brincar e do interagir em uma relação de corresponsabilidade e participação
                      mútua de todos os envolvidos no processo pedagógico, contribuindo para a
                      seleção, articulação e geração de experiências que ampliem as possibilidades de
                      atuação infantil no universo do conhecimento e que seja ponto de partida para a
                      defesa de uma educação democrática e transformadora da realidade, objetivando
                      a formação de cidadãos críticos, criativos e autônomos.

                      2.3. Letramento
                      Considerando toda a perspectiva do interagir, brincar, cuidar e educar, para a
                      promoção do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, incluímos nesse
                      contexto a dimensão do letramento que, integrado às outras dimensões, são
                      determinantes para a qualidade da educação na primeira infância.
                      A criança é um ser social, imerso em uma sociedade e em uma cultura repleta de
                      símbolos e significados. Desde bebê, o ser humano já está em contato com diversos
                      estímulos que o inserem em um universo social e simbólico. Há interação com os
                      familiares que conversam com a criança, cantam músicas, contam histórias, isto
                      é, apresentam o mundo do qual faz parte, colaborando na formação de vínculos
                      afetivos importantes para o desenvolvimento do sujeito.
                      Aos poucos, as crianças vão crescendo e cada vez mais participam dos aspectos
                      culturais da sociedade como sujeitos que produzem e se apropriam dos elementos
                      que dela fazem parte, como, por exemplo, escutam as músicas diversas, percebem




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