Page 36 - Diretrizes para Educação Infantil
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Os conceitos abordados até aqui nos ajudam a compreender os processos de
desenvolvimento da criança que está na Educação Infantil, considerando
principalmente o meio social em que ela está inserida, as possiblidades de ativi-
dade promotoras de desafios, e sabendo que é possível ressignificar as percepções
de mundo de forma coletiva.
Dando continuidade ao nosso arcabouço teórico, falaremos agora sobre a função
mediadora do brincar no processo de desenvolvimento.
2.2. Interagir, brincar, educar e cuidar
O espaçotempo da Educação Infantil possui características próprias, singulares ao
atendimento à primeira infância. Nele as crianças vivenciam o mundo, interagem
com os outros, expressam diversas linguagens, demostram seus desejos, suas
insatisfações e suas curiosidades a partir do seu modo particular de ser criança.
Para saber mais: Primeira infância diz respeito aos primeiros
anos de vida do sujeito, do nascimento até os 6 anos de idade, ou
72 meses de vida da criança. (Lei nº 13.257 de 2016 – Marco Legal
da Primeira Infância)
Esse modo de ser criança se manifesta de diferentes maneiras: a criança brinca,
conta história, ri, chora, rola no chão, corre, derrama o suco, divide o brinquedo,
observa o coleguinha, desenha, pula, imagina, transforma o cabo de vassoura em
cavalo, questiona, canta músicas, escuta e conta histórias. A criança está presente
no mundo transformando e significando o meio à sua volta e, ao mesmo tempo,
também sobre os efeitos desta transformação, em um movimento dialético.
As vivências na Educação Infantil são fundamentais para que as crianças expe-
rimentem novas possibilidades de ampliação do seu desenvolvimento. É impor-
tante frisar que essas vivências são planejadas e realizadas na perspectiva da
coletividade, ao mesmo tempo que precisam considerar as individualidades
de cada criança.
As relações e interações oportunizadas em um ambiente favorável, convidativo
e encantador tanto para as crianças quanto para os adultos que ali se encontram
podem ser vistas como molas propulsoras para o desenvolvimento infantil,
influenciando na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Nesse
sentido, o estar junto, o diálogo, a presença, a partilha, a escuta e a observação
colaboram no processo de interação social e formação de vínculos, necessários
para a ampliação dos conhecimentos de cada criança. Essas relações podem ser
vistas no momento da rodinha, do lanche, das atividades e, sobretudo, no
momento do brincar, que é considerada a atividade mais importante da infância.
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