Page 36 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 36

Os conceitos abordados até aqui nos ajudam a compreender os processos de
                      desenvolvimento da criança que está na Educação Infantil, considerando
                      principalmente o meio social em que ela está inserida, as possiblidades de ativi-
                      dade promotoras de desafios, e sabendo que é possível ressignificar as percepções
                      de mundo de forma coletiva.
                      Dando continuidade ao nosso arcabouço teórico, falaremos agora sobre a função
                      mediadora do brincar no processo de desenvolvimento.
                      2.2.  Interagir, brincar, educar e cuidar
                      O espaçotempo da Educação Infantil possui características próprias, singulares ao
                      atendimento à primeira infância. Nele as crianças vivenciam o mundo, interagem
                      com os outros, expressam diversas linguagens, demostram seus desejos, suas
                      insatisfações e suas curiosidades a partir do seu modo particular de ser criança.


                                 Para saber mais: Primeira infância diz respeito aos primeiros
                                 anos de vida do sujeito, do nascimento até os 6 anos de idade, ou
                                 72 meses de vida da criança. (Lei nº 13.257 de 2016 – Marco Legal
                                 da Primeira Infância)

                      Esse modo de ser criança se manifesta de diferentes maneiras: a criança brinca,
                      conta história, ri, chora, rola no chão, corre, derrama o suco, divide o brinquedo,
                      observa o coleguinha, desenha, pula, imagina, transforma o cabo de vassoura em
                      cavalo, questiona, canta músicas, escuta e conta histórias. A criança está presente
                      no mundo transformando e significando o meio à sua volta e, ao mesmo tempo,
                      também sobre os efeitos desta transformação, em um movimento dialético.
                      As vivências na Educação Infantil são fundamentais para que as crianças expe-
                      rimentem novas possibilidades de ampliação do seu desenvolvimento. É impor-
                      tante frisar que essas vivências são planejadas e realizadas na perspectiva da
                      coletividade, ao mesmo tempo que precisam considerar as individualidades
                      de cada criança.
                      As relações e interações oportunizadas em um ambiente favorável, convidativo
                      e encantador tanto para as crianças quanto para os adultos que ali se encontram
                      podem ser vistas como molas propulsoras para o desenvolvimento infantil,
                      influenciando na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Nesse
                      sentido, o estar junto, o diálogo, a presença, a partilha, a escuta e a observação
                      colaboram no processo de interação social e formação de vínculos, necessários
                      para a ampliação dos conhecimentos de cada criança. Essas relações podem ser
                      vistas no momento da rodinha, do lanche, das atividades e, sobretudo, no
                      momento do brincar, que é considerada a atividade mais importante da infância.





                                                   Diretrizes para Educação Infantil  35
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41