Page 31 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 31

Então, para Vigotski, a atividade obutchenie pode ser definida
                        como uma atividade autônoma da criança, que é orientada por
                        adultos ou colegas e pressupõe, portanto, a participação ativa
                        das crianças no sentido de apropriação dos produtos da cultura e
                        da experiência humana. [...] Ou seja, obutchenie implica a atividade
                        da criança, a orientação da pessoa e a intenção dessa pessoa.
                        (PRESTES, 2012, p.188)

             É nesta perspectiva que Vigotski apresenta um dos conceitos mais importantes
             da sua obra que fundamenta o desenvolvimento infantil, que é a zona de desen-
             volvimento iminente. Amplamente conhecido como “zona de desenvolvimento
             proximal” ou “zona de desenvolvimento imediato”, foi com os estudos desenvol-
             vidos por Zóia Prestes (PRESTES, 2012) sobre as traduções dos termos vigotskianos
             utilizados nas traduções dos livros no Brasil que se chegou à interpretação e à
             tradução mais fidedigna do termo russo zona blijaichego razvitia como zona de
             desenvolvimento iminente.
             Uma observação importante apresentada por Prestes (2012) que justifica a
             adoção de uma nova tradução para conceito de zona blijaichego razvitia,
             considera que o uso das palavras proximal ou imediato não deixa claro que o papel
             da instrução como atividade é uma possibilidade para o desenvolvimento, e não
             uma garantia. “Vigotski não diz que a instrução é garantia de desenvolvimento,
             mas que ela, ao ser realizada em uma ação colaborativa, seja do adulto ou entre
             pares, cria possibilidades para o desenvolvimento”. (PRESTES, 2012, p. 168)
             Um ponto importante a ser tratado neste momento diz respeito ao papel que a
             instrução tem no desenvolvimento infantil, e, por conseguinte, na ideia de zona
             de desenvolvimento proximal.

                       Para saber mais: Obutchatsia foi traduzido em muitas obras de
                       Vigotski como ensino ou como aprendizagem. Na verdade, o
                       termo está mais voltado para o significado de “instrução”, “estudo”
                       e “aprender por si mesmo”. (Prestes, 2012)

             Instrução aqui deve ser considerada como a intencionalidade dada aos processos
             educativos que compreende o ato de ensinar e o de aprender. Com o termo
             “instrução”, Vigotski entende que as atividades desenvolvidas na escola são
             fundamentais no processo de desenvolvimento do sujeito. Nesse sentido, esse
             termo não deve ser entendido a partir da conotação negativa que, por muitas
             vezes, está presente nos meios educacionais e fundamenta a prática de treina-
             mento e transmissão de conhecimento.




              30  Diretrizes para Educação Infantil
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36