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Então, para Vigotski, a atividade obutchenie pode ser definida
como uma atividade autônoma da criança, que é orientada por
adultos ou colegas e pressupõe, portanto, a participação ativa
das crianças no sentido de apropriação dos produtos da cultura e
da experiência humana. [...] Ou seja, obutchenie implica a atividade
da criança, a orientação da pessoa e a intenção dessa pessoa.
(PRESTES, 2012, p.188)
É nesta perspectiva que Vigotski apresenta um dos conceitos mais importantes
da sua obra que fundamenta o desenvolvimento infantil, que é a zona de desen-
volvimento iminente. Amplamente conhecido como “zona de desenvolvimento
proximal” ou “zona de desenvolvimento imediato”, foi com os estudos desenvol-
vidos por Zóia Prestes (PRESTES, 2012) sobre as traduções dos termos vigotskianos
utilizados nas traduções dos livros no Brasil que se chegou à interpretação e à
tradução mais fidedigna do termo russo zona blijaichego razvitia como zona de
desenvolvimento iminente.
Uma observação importante apresentada por Prestes (2012) que justifica a
adoção de uma nova tradução para conceito de zona blijaichego razvitia,
considera que o uso das palavras proximal ou imediato não deixa claro que o papel
da instrução como atividade é uma possibilidade para o desenvolvimento, e não
uma garantia. “Vigotski não diz que a instrução é garantia de desenvolvimento,
mas que ela, ao ser realizada em uma ação colaborativa, seja do adulto ou entre
pares, cria possibilidades para o desenvolvimento”. (PRESTES, 2012, p. 168)
Um ponto importante a ser tratado neste momento diz respeito ao papel que a
instrução tem no desenvolvimento infantil, e, por conseguinte, na ideia de zona
de desenvolvimento proximal.
Para saber mais: Obutchatsia foi traduzido em muitas obras de
Vigotski como ensino ou como aprendizagem. Na verdade, o
termo está mais voltado para o significado de “instrução”, “estudo”
e “aprender por si mesmo”. (Prestes, 2012)
Instrução aqui deve ser considerada como a intencionalidade dada aos processos
educativos que compreende o ato de ensinar e o de aprender. Com o termo
“instrução”, Vigotski entende que as atividades desenvolvidas na escola são
fundamentais no processo de desenvolvimento do sujeito. Nesse sentido, esse
termo não deve ser entendido a partir da conotação negativa que, por muitas
vezes, está presente nos meios educacionais e fundamenta a prática de treina-
mento e transmissão de conhecimento.
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