Page 34 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 34

significado, internaliza esse mundo, dando forma ao pensamento. Nesse caso,
                      vale ressaltar a importância do meio social como espaço potente para desenvolver e
                      oportunizar vivências dinamizadoras do processo de linguagem.

                      Entende-se que pensamento e linguagem se configuram como dois processos
                      distintos. Isto significa dizer que as “curvas deste desenvolvimento convergem e
                      divergem constantemente, cruzam-se, nivelam-se em determinados períodos e
                      seguem paralelamente, chegam a confluir em algumas de suas partes para depois
                      tornar a bifurcar”. (VIGOTSKI, 2010, p. 111)
                      Em  algum momento  do  desenvolvimento  humano,  eles encontram-se,  para
                      formarem os pensamentos verbais, que podem ser manifestados tanto pela
                      linguagem oral quanto pela linguagem escrita. Isto é, pensamento e linguagem
                      unem-se no significado que é dado à palavra (signo), desenvolvendo no sujeito
                      a possibilidade de formação de conceitos que irão colaborar na organização dos
                      processos mentais, sistematizando o pensamento e, por conseguinte, mediando
                      sua relação com o mundo onde está inserido.
                                  O significado da palavra só é um fenômeno de pensamento na
                                  medida em que o pensamento está relacionado à palavra e nela
                                  materializado, e vice-versa: é um fenômeno de discurso apenas
                                  na medida em que o discurso está vinculado ao pensamento e
                                  focalizado por sua luz. É um fenômeno do pensamento discursivo
                                  ou da palavra consciente, é unidade da palavra com o pensamento.
                                  (VIGOTSKI, 2010, p.398)
                      Nesse sentido, torna-se necessário contextualizar o processo de formação de
                      conceitos, que está intrinsicamente ligado ao desenvolvimento do pensamento e
                      linguagem, e também ao significado que é concedido à palavra, a partir da mediação
                      que ela estabelece entre o sujeito e o mundo.
                      Segundo Vigotski (2009), esse processo é organizado em três fases. A primeira
                      fase é considerada quando a criança organiza objetos que formam imagens
                      desconexas, reunindo objetos que não apresentam significado comum, apenas
                      são semelhantes a partir da percepção da própria criança.
                      A segunda fase é caracterizada pela organização do pensamento por complexos,
                      que são mais coerentes e objetivos, sobretudo pela experiência da criança com o
                      ambiente social. A criança já começa a organizar os elementos do complexo de
                      uma forma que ainda é diversa, sem uma coerência. Essa fase apresenta cinco
                      tipos de divisão: o tipo associativo, que é quando a criança consegue reunir diversos
                      elementos tendo como base um núcleo comum. Ao pedir à criança que reúna
                      formas que se assemelhem a um triângulo, a criança levará também outras
                      formas geométricas, como quadrado, retângulo, pois o núcleo comum foi o
                      vértice presente no triângulo.




                                                   Diretrizes para Educação Infantil  33
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39