Page 32 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 32

Vigotski (2004) conceitua a zona de desenvolvimento iminente da seguinte forma:
                                  A zona blijaichego razvitia é a distância entre o nível do desen-
                                  volvimento atual da criança, que é definido com a ajuda de ques-
                                  tões que a criança resolve sozinha, e o nível de desenvolvimento
                                  possível da criança, que é definido com a ajuda de problemas que
                                  a criança resolve sob a orientação dos adultos e em colaboração
                                  com companheiros mais inteligentes.
                                  [...] A zona blijaichego razvitia define as funções não amadure-
                                  cidas, mas que se encontram em processo de amadurecimento, as
                                  funções que amadurecerão amanhã, que estão hoje em estado
                                  embrionário. (VIGOTSKI, 2004, p. 379 apud PRESTES, 2012, p. 173)
                      Desse modo, fica claro que a zona de desenvolvimento atual (ou real) considera os
                      saberes que a criança já consolidou até o presente momento (funções psicológicas
                      superiores), aquilo que ela já sabe e não necessita de ajuda para desempenhar.
                      Seja sua opinião sobre alguma temática, a rabiscação no momento do desenho,
                      amassar massinha, rasgar papel, pular com os dois pés juntos, conhecer formas
                      e cores, entre outras. São saberes que já estão consolidados e que o educador
                      apenas precisa conhecer e observar.
                      Tendo como base o nível de desenvolvimento já estabelecido (amadurecido) –
                      zona de desenvolvimento atual – o olhar se volta para as funções que ainda não
                      estão totalmente desenvolvidas e necessitam amadurecer, que é a zona de desen-
                      volvimento iminente. A identificação dessa zona iminente, favorável ao desen-
                      volvimento de novas funções psicológicas, será percebida por meio da comparação
                      entre aquilo que o estudante consegue fazer sozinho e o que ele necessita de
                      colaboração/mediação para executar.
                      Tomemos como exemplo um movimento muito comum na Educação Infantil
                      que é rasgar papel. Inicialmente a criança ainda não vai conseguir realizar esse
                      desafio sozinha; certamente ela vai necessitar da colaboração do educador ou
                      dos colegas que já conseguem realizar esse movimento. Exercendo seu papel
                      de mediador, o educador poderá rasgar apenas a pontinha da folha para que a
                      criança possa continuar; um colega pode ajudar a rasgar o papel se oferecendo
                      para puxar uma das pontas; a criança pode observar o colega que já consegue
                      rasgar o papel com as pontas dos dedos, utilizando o movimento de pinça, para
                      depois imitá-lo. Isto é, a criança teve a colaboração dos pares e do adulto para
                      realizar um movimento, investindo no amadurecimento das funções que geram
                      o desenvolvimento.
                      Neste caso, o educador tem o papel fundamental de conhecer a zona de desen-
                      volvimento atual de cada estudante, uma vez que cada um possui seu tempo de
                      desenvolvimento individual e está inserido em determinado contexto cultural.
                      Esse conhecimento ajudará o educador na proposta de desafios que tenham como
                      alvo atingir a zona de desenvolvimento iminente, com o objetivo de alcançar o
                      amadurecimento/desenvolvimento de suas funções intelectuais.



                                                   Diretrizes para Educação Infantil  31
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37