Page 27 - Diretrizes para Educação Infantil
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maior atenção, tanto no que se refere às atividades da vida diária como alimen-
tação e higiene quanto no apoio afetivo e emocional, cada um assumindo as
suas responsabilidades. É a fase do acolhimento não só da criança que chega,
mas também desta família que precisa se sentir amparada em um momento
de fragilidade emocional, pois sabemos que existe uma compreensão de que
a criança pequena deve ser cuidada pela família, podendo gerar sentimentos
adversos e de culpa. Nesta situação, a escola deve acolher e ouvir as famílias,
e, em um movimento dialógico, construir uma relação de confiança e de partici-
pação da vida escolar.
Nesta perspectiva, família e escola devem construir uma relação pautada pelo
diálogo e pela confiança, de modo que a formação ética e os valores da família
sejam acolhidos e respeitados no contexto educativo. É assim que a família se
sente confortável e confiante em participar do processo educativo de seus filhos,
envolvendo-se nas experiências significativas vivenciadas no contexto escolar.
A família confere à escola a possibilidade de atuar na sua missão de educar os
filhos. Por sua vez, a escola dá-se a conhecer e abre suas portas para acolher a
família como um todo.
A participação e o envolvimento da família no universo da Educação Infantil
trazem benefícios para o desenvolvimento da criança e conforto para a escola
que, neste momento, a tem como grande aliada no processo de aprendizagem.
À escola cabe compreender que cada família possui seu jeito singular de enxergar
o mundo e estabelecer relações, seja no âmbito escolar, social etc. O papel da
escola é estar aberta ao diálogo e estimular a presença da família no acompanha-
mento da vida escolar de seus filhos.
Para que a aproximação entre as duas instituições aconteça, a escola, ao longo do
ano letivo, oportuniza diversos momentos de intercâmbio e reflexão para melhor
entender os processos educacionais vivenciados por cada estudante. Por meio
de entrevistas, reuniões coletivas e atendimentos individualizados – agendados
pela escola ou solicitados pelos pais – conhecemos os estudantes, compartilhando
impressões e pontos de vista, de modo a orientar e traçar as melhores estratégias
para o seu desenvolvimento. Os momentos de encontros com as famílias
acontecem também em eventos culturais nos quais são apresentadas produções e
atividades dos nossos estudantes, proporcionando a socialização e a convivência
entre a comunidade escolar, favorecendo o estreitamento dos vínculos afetivos
da criança com a escola.
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