Page 26 - Diretrizes para Educação Infantil
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Para saber mais: A ideia de um professor reflexivo está dire-
tamente associada à ideia de professor pesquisador. Segundo
FAGUNDES (2016), “atualmente, falar em professor como
pesquisador nos remete ao professor reflexivo, à pesquisa-ação,
à pesquisa sobre a própria prática, entre outros. Tal fato leva a
considerar, como destacou Nóvoa (2001, p. 2), que as diferentes
denominações que caracterizam o professor pesquisador assen-
tam-se sob o mesmo paradigma, qual seja, o do professor refle-
xivo cujo escopo está em formar um professor que pensa, que
reflete sobre sua própria prática e elabora estratégias em cima
dessa prática, assumindo sua realidade escolar como um objeto
de pesquisa, de reflexão e de análise”. (FAGUNDES, 2016, p. 292)
A Educação Infantil é o espaço do lúdico, da brincadeira, da alegria, das relações,
do acolhimento e do encantamento. Para encantar é necessário deixar ser encan-
tado. Cabe ao educador entusiasmar-se, maravilhar-se, permitir-se vivenciar e
experimentar os ricos momentos que envolvem seu cotidiano.
1.4.3. Família
A família exerce um papel fundamental na formação da criança. É nela que se
constroem as primeiras relações de afeto e os aprendizados iniciais sobre respeito,
valores e regras para o convívio social. Com o decorrer do tempo, a família passou
por várias transformações, com diversos arranjos e diversas configurações, inde-
pendentemente da existência de laços sanguíneos.
Os vínculos familiares se formam na infinidade de sentimentos que perpassam
as relações do cotidiano e se constroem como um grande alicerce, cuja base são
valores éticos-morais, estéticos, políticos e afetivos que constroem o sujeito
socio-histórico. É no contexto familiar que a criança se sente segura para expe-
rimentar, viver e explorar o mundo; e é para onde ela se reporta quando se sente
ameaçada ou insegura diante de algo novo ou que lhe pareça assustador.
O ingresso no ambiente escolar marca uma nova etapa na vida da criança, que
passa a ser acolhida em um espaço até então desconhecido, além de ser uma
novidade para a família que carrega diversas expectativas deste novo momento.
Muitos anseios e dúvidas podem surgir quando a família passa a compartilhar
com a escola o cuidado e a educação de suas crianças. (DCNEI, 2009)
Compartilhar significar arcar juntamente, partilhar. Nesse contexto, família e
escola caminham paralelamente no cuidado e na educação de suas crianças, na
perspectiva da formação integral. Essa parceria se torna fundamental conside-
rando que os estudantes estão em uma fase de desenvolvimento, a qual requer
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