Page 29 - Diretrizes para Educação Infantil
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cimentos próprios, curiosidades, desejos, potencialidades e múltiplas lingua-
             gens. Além disso, o autor concede uma significativa importância às relações
             sociais como elemento fundamental para o desenvolvimento humano. Para ele,
             é na relação com os diversos grupos e ambientes que os sujeitos estabelecem
             novas aprendizagens.


                       Para saber mais: Não há nenhum registro que aponte para a inter-
                       ferência de Vigotski no nome dado à sua teoria. Mas é por volta de
                       1930 que o grupo de estudos por ele liderado percebe que o compor-
                       tamento humano está amparado na história, na cultura e no social,
                       surgindo assim a teoria histórico-cultural. (PRESTES, 2012)


             É no espaçotempo da Educação Infantil que acontece o encontro das crianças com
             um universo que extrapola os muros do ambiente familiar. Elas convivem e se
             relacionam com outras crianças, com outros adultos presentes no cotidiano
             escolar, interagindo não só com as pessoas, mas com o próprio ambiente (sala
             de aula, parquinho, biblioteca, entre outros). É importante que na escola
             haja liberdade para a criança brincar, dialogar, questionar, expressar desejos,
             vontades, opiniões, resolver conflitos, levando consigo todas as experiências que
             vivenciou no meio social onde está inserida.
             Vigotski fala que essas relações que as crianças estabelecem no seu dia a dia
             escolar são mais amplas que o simples fato da convivência. Elas são aquilo que
             Vigotski chama de vivências.

                       Para saber mais: Segundo Prestes (2002) o termo russo pereji-
                       vanie foi traduzido por termos como emoção, sentimento, por
                       exemplo. Porém, o significado que mais se alinha ao original
                       russo é o termo vivência. Estudado também por Leontiev (2007)
                       “perejivanie de alguma situação ou de algum ambiente define
                       qual será a influência dessa situação ou desse ambiente para a
                       criança. Dessa forma, não é aquele ou outro momento, tomado
                       independentemente da criança, mas é esse momento, radical-
                       mente transformado pela perejivanie da criança, e que pode definir
                       como esse momento irá influenciar a marcha do futuro desen-
                       volvimento. (LEONTIEV, 2007, p.251 apud PRESTES, 2002, p. 118)

             De acordo com Prestes (2012) vivenciar significa viver, deixar ser afetado profun-
             damente. Segundo o Dicionário Houaiss, é “conhecimento adquirido no processo
             de viver ou vivenciar uma situação ou de realizar alguma coisa”. (PRESTES, 2012,
             p. 121). Cada vivência proporcionada na escola é sentida pelos estudantes de




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