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cimentos próprios, curiosidades, desejos, potencialidades e múltiplas lingua-
gens. Além disso, o autor concede uma significativa importância às relações
sociais como elemento fundamental para o desenvolvimento humano. Para ele,
é na relação com os diversos grupos e ambientes que os sujeitos estabelecem
novas aprendizagens.
Para saber mais: Não há nenhum registro que aponte para a inter-
ferência de Vigotski no nome dado à sua teoria. Mas é por volta de
1930 que o grupo de estudos por ele liderado percebe que o compor-
tamento humano está amparado na história, na cultura e no social,
surgindo assim a teoria histórico-cultural. (PRESTES, 2012)
É no espaçotempo da Educação Infantil que acontece o encontro das crianças com
um universo que extrapola os muros do ambiente familiar. Elas convivem e se
relacionam com outras crianças, com outros adultos presentes no cotidiano
escolar, interagindo não só com as pessoas, mas com o próprio ambiente (sala
de aula, parquinho, biblioteca, entre outros). É importante que na escola
haja liberdade para a criança brincar, dialogar, questionar, expressar desejos,
vontades, opiniões, resolver conflitos, levando consigo todas as experiências que
vivenciou no meio social onde está inserida.
Vigotski fala que essas relações que as crianças estabelecem no seu dia a dia
escolar são mais amplas que o simples fato da convivência. Elas são aquilo que
Vigotski chama de vivências.
Para saber mais: Segundo Prestes (2002) o termo russo pereji-
vanie foi traduzido por termos como emoção, sentimento, por
exemplo. Porém, o significado que mais se alinha ao original
russo é o termo vivência. Estudado também por Leontiev (2007)
“perejivanie de alguma situação ou de algum ambiente define
qual será a influência dessa situação ou desse ambiente para a
criança. Dessa forma, não é aquele ou outro momento, tomado
independentemente da criança, mas é esse momento, radical-
mente transformado pela perejivanie da criança, e que pode definir
como esse momento irá influenciar a marcha do futuro desen-
volvimento. (LEONTIEV, 2007, p.251 apud PRESTES, 2002, p. 118)
De acordo com Prestes (2012) vivenciar significa viver, deixar ser afetado profun-
damente. Segundo o Dicionário Houaiss, é “conhecimento adquirido no processo
de viver ou vivenciar uma situação ou de realizar alguma coisa”. (PRESTES, 2012,
p. 121). Cada vivência proporcionada na escola é sentida pelos estudantes de
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