Page 33 - Diretrizes para Educação Infantil
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A partir do momento que acontece o amadurecimento das funções psicológicas
             que se encontravam na zona de desenvolvimento iminente, há a consolidação
             desses saberes, tornando-se nova zona de desenvolvimento atual. No caso do
             exemplo acima, a ação de rasgar o papel com a ponta dos dedos, que ora estava na
             zona de desenvolvimento iminente, consolida-se como um saber já desenvolvido,
             abrindo espaço para novas possibilidade de zona de desenvolvimento iminente.
                                      Zona de
                                   Desenvolvimento
                                     Real ou Atual

                                                  Mediação
                                                 Colaboração







                        Torna-se
                                      Zona de
                                   Desenvolvimento
                                      Iminente

             Portanto, ao educador cabe organizar o ambiente, o espaçotempo da Educação
             Infantil; planejar as atividades que serão ofertadas aos estudantes de acordo com
             as intencionalidades pedagógicas, privilegiando as ações colaborativas e dispo-
             nibilizando materiais diversos que possibilitem e favoreçam o desenvolvimento.
             Outro aspecto importante que sustenta o pensamento de Vigotski e tem sua
             relevante importância no desenvolvimento humano é o papel da linguagem, sua
             relação com o processo de desenvolvimento do pensamento humano e a função
             de comunicação entre os pares.
             As primeiras manifestações de fala da criança se dão por meio do choro, do
             balbucio, das expressões faciais, dos gestos e dos movimentos cumprindo com
             a função social primordial de se comunicar, expressar emoções, sentimentos
             e necessidades (por exemplo: fome, sono, desconforto, alegria, entre outros).
             Assim, desde a mais tenra idade, o sujeito consegue estabelecer relações à medida
             que é capaz de se comunicar com seus semelhantes.
             Em seguida, a partir do contato com o mundo externo, a criança desenvolve a
             linguagem, que nada mais é do que um sistema de símbolos (signos) que servem
             para que o sujeito realize a conexão entre o mundo real (que é externo, como, por
             exemplo, o meio social e cultural onde está inserida) e a maneira como ela atribui



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