Page 28 - Diretrizes para Educação Infantil
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2.  Concepção teórica da


                            Educação Infantil Marista


                      As concepções teóricas que evolvem a prática educativa na Educação Infantil
                      estão ancoradas em pressupostos que consideram a criança como sujeito socio-
                      -histórico e protagonista no processo de ensino de aprendizagem. O espaçotempo
                      pastoral-pedagógico é concebido como lugar propício para o desenvolvimento
                      de novos conhecimentos; entende-se que as interações e brincadeiras são eixos
                      norteadores da prática na Educação Infantil; valoriza-se a participação do sujeito
                      nas práticas sociais do mundo letrado.
                      Assim, apresentamos a seguir os pressupostos que ancoram a proposta educativa
                      evangelizadora da Educação Infantil marista.

                      2.1. Teoria histórico-cultural
                      Vigotski, a partir dos estudos da teoria histórico-cultural , concebe o sujeito
                                                                4
                      como ser histórico imerso em uma cultura que o constitui como ser social. Isto
                      significa dizer que a criança é um sujeito que percebe o mundo e tem conhe-


                      4   A teoria histórico-cultural tem origem na antiga União Soviética (URSS) e tem como
                        principais representantes, além de L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e A. R. Luria. Outros
                        nomes são utilizados para se referir à teoria proposta por Vigotski, como socio-histórica,
                        socio-cultural, socio-interacionista.



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