Page 28 - Diretrizes para Educação Infantil
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2. Concepção teórica da
Educação Infantil Marista
As concepções teóricas que evolvem a prática educativa na Educação Infantil
estão ancoradas em pressupostos que consideram a criança como sujeito socio-
-histórico e protagonista no processo de ensino de aprendizagem. O espaçotempo
pastoral-pedagógico é concebido como lugar propício para o desenvolvimento
de novos conhecimentos; entende-se que as interações e brincadeiras são eixos
norteadores da prática na Educação Infantil; valoriza-se a participação do sujeito
nas práticas sociais do mundo letrado.
Assim, apresentamos a seguir os pressupostos que ancoram a proposta educativa
evangelizadora da Educação Infantil marista.
2.1. Teoria histórico-cultural
Vigotski, a partir dos estudos da teoria histórico-cultural , concebe o sujeito
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como ser histórico imerso em uma cultura que o constitui como ser social. Isto
significa dizer que a criança é um sujeito que percebe o mundo e tem conhe-
4 A teoria histórico-cultural tem origem na antiga União Soviética (URSS) e tem como
principais representantes, além de L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e A. R. Luria. Outros
nomes são utilizados para se referir à teoria proposta por Vigotski, como socio-histórica,
socio-cultural, socio-interacionista.
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