Page 39 - Diretrizes para Educação Infantil
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Por isso, é importante que o espaçotempo da Educação Infantil considere o
             brincar como um direito da criança, uma atividade humana. E, assim, os
             ambientes devem estar organizados e preparados para permitir que a brincadeira
             aconteça. É necessário que todos estejam atentos e observem as intencionali-
             dades presentes no ato de brincar, pois “[...] não é suficiente disponibilizar
             às crianças brinquedos e jogos [somente]; é fundamental organizar o cenário
             ludo-educativo e estabelecer modalidades interativas que extraiam os melhores
             proveitos da brincadeira [...].” (PIMENTEL, 2007, p. 235)

                       Para saber mais: Elkonin, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo:
                       Martins Fontes, 1998.

             Preparar o ambiente, acolher o estudante, observar seus movimentos e suas
             relações, estar aberto para ouvir atentamente aquilo que a criança deseja expressar
             são aspectos que contemplam as dimensões do cuidar e do educar.
             Forest & Weiss (2003) explicam que as instituições de Educação Infantil devem
             incorporar, de modo integrado, as funções de educar e cuidar com qualidade.
             Busca-se entender e valorizar o que cada criança sente e pensa; o que sabe sobre
             si e sobre o mundo. Essa qualidade se dá em função das concepções, interações
             e ações sociais e pedagógicas, que ocorrem em todos os ambientes da escola. As
             situações de educar remetem às situações de cuidado, auxiliando o desenvolvi-
             mento das capacidades cognitivas infantis, bem como das potencialidades afetivas,
             emocionais, sociais, corporais, estéticas e éticas.
             Campos (1994) assinala que a concepção contemporânea de cuidado inclui todas
             as atividades que são integrantes ao educar, ligadas a proteção e apoio necessários
             ao cotidiano de qualquer criança: alimentar, lavar, trocar, ajudar, consolar, ouvir,
             estar perto, entre outras. Cuidar, nessa concepção, assume outros sentidos dife-
             rentes daqueles que habitualmente conhecemos (cuidados físicos e de higiene) e
             que, consequentemente, separa o cuidado e a educação. Na verdade, cuidar tem
             uma amplitude maior e significa ajudar o outro (aquele que é cuidado) a crescer
             e desenvolver-se. É uma forma de relação com o outro que implica a atitude de
             comprometer-se com o crescimento e desenvolvimento da pessoa humana em
             toda a sua complexidade.
             Contemplar o cuidado na esfera da Educação Infantil significa compreendê-lo
             como parte integrante do processo de educar. Cuidar de uma criança em um
             contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e
             a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Significa agir como mediador do
             processo de ensino e aprendizagem, estando atento e observando o dia a dia de
             seus estudantes em busca de planejar atividades com intencionalidade pedagó-



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