Page 39 - Diretrizes para Educação Infantil
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Por isso, é importante que o espaçotempo da Educação Infantil considere o
brincar como um direito da criança, uma atividade humana. E, assim, os
ambientes devem estar organizados e preparados para permitir que a brincadeira
aconteça. É necessário que todos estejam atentos e observem as intencionali-
dades presentes no ato de brincar, pois “[...] não é suficiente disponibilizar
às crianças brinquedos e jogos [somente]; é fundamental organizar o cenário
ludo-educativo e estabelecer modalidades interativas que extraiam os melhores
proveitos da brincadeira [...].” (PIMENTEL, 2007, p. 235)
Para saber mais: Elkonin, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo:
Martins Fontes, 1998.
Preparar o ambiente, acolher o estudante, observar seus movimentos e suas
relações, estar aberto para ouvir atentamente aquilo que a criança deseja expressar
são aspectos que contemplam as dimensões do cuidar e do educar.
Forest & Weiss (2003) explicam que as instituições de Educação Infantil devem
incorporar, de modo integrado, as funções de educar e cuidar com qualidade.
Busca-se entender e valorizar o que cada criança sente e pensa; o que sabe sobre
si e sobre o mundo. Essa qualidade se dá em função das concepções, interações
e ações sociais e pedagógicas, que ocorrem em todos os ambientes da escola. As
situações de educar remetem às situações de cuidado, auxiliando o desenvolvi-
mento das capacidades cognitivas infantis, bem como das potencialidades afetivas,
emocionais, sociais, corporais, estéticas e éticas.
Campos (1994) assinala que a concepção contemporânea de cuidado inclui todas
as atividades que são integrantes ao educar, ligadas a proteção e apoio necessários
ao cotidiano de qualquer criança: alimentar, lavar, trocar, ajudar, consolar, ouvir,
estar perto, entre outras. Cuidar, nessa concepção, assume outros sentidos dife-
rentes daqueles que habitualmente conhecemos (cuidados físicos e de higiene) e
que, consequentemente, separa o cuidado e a educação. Na verdade, cuidar tem
uma amplitude maior e significa ajudar o outro (aquele que é cuidado) a crescer
e desenvolver-se. É uma forma de relação com o outro que implica a atitude de
comprometer-se com o crescimento e desenvolvimento da pessoa humana em
toda a sua complexidade.
Contemplar o cuidado na esfera da Educação Infantil significa compreendê-lo
como parte integrante do processo de educar. Cuidar de uma criança em um
contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e
a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Significa agir como mediador do
processo de ensino e aprendizagem, estando atento e observando o dia a dia de
seus estudantes em busca de planejar atividades com intencionalidade pedagó-
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