Page 41 - Diretrizes para Educação Infantil
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as placas que sinalizam o seu bairro, conhecem os letreiros de seus lugares favoritos,
             manipulam celulares e tablets, veem a mãe escrevendo um bilhete, lendo uma
             revista. Estão em contato diário com universo de referências que vão se constituindo
             como parte de seu próprio repertório cultural, que posteriormente poderão ser
             expressos por meio de diversas linguagens: oral, escrita, artísticas, entre outras.
             É nesse sentido que a criança participa de várias situações sociais em que terá
             contato com o universo da leitura e da escrita. Seja na família ou na escola,
             sabemos o quanto é importante para o pleno desenvolvimento do pensamento
             infantil a criança se aproximar dos diversos instrumentos e símbolos próprios das
             sociedades contemporâneas letradas.
             O espaço da escolar torna-se ambiente potente para investir nesse universo
             simbólico da leitura e da escrita, mantendo os fundamentos principais e a identi-
             dade da Educação Infantil. É necessário que as linguagens oral e escrita estejam
             integradas nas interações e nas brincadeiras, de forma que sejam interessantes,
             desafiadoras e significativas para as crianças, despertando nelas a curiosidade
             e a vontade de registrar suas descobertas e as percepções do mundo à sua volta.
             Dessa maneira, “não podemos negar o papel da escola de aproximar as crianças
             [...] das culturas do escrito”. (BRASIL, 2016, p. 26)
             A partir daí, podemos dizer que letramento (Soares, 1999) é considerar a inserção
             do sujeito em práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita. É desenvolver as
             habilidades de uso da leitura e da escrita no contexto social e cultural em que as
             pessoas vivem. Assim, saber qual é a função de um texto, compreender e entender
             o que se lê, perceber para quem está direcionando sua escrita, qual seu objetivo
             em se comunicar por meio da escrita são aspectos do letramento.
             Na Educação Infantil, as práticas de letramento vão ganhando sons, cores e
             formas. As crianças são convidadas a se interessarem pelo universo de possibi-
             lidades que as práticas sociais de leitura e escrita podem oferecer: contação de
             histórias, cantigas de roda, poemas, parlendas, contos, trava-língua, registro das
             histórias contadas pelas crianças, rimas, escritas espontâneas, entre outras.
             Outro aspecto de fundamental importância a ser considerado é que a Educação
             Infantil é o lugar propício para as práticas que envolvem prioritariamente
             o letramento. Embora letramento e alfabetização sejam complementares, como
             duas faces de uma mesma moeda, eles trazem suas especificidades, como
             apresentadas no quadro abaixo:











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