Page 43 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 43

•   estimular a contação de histórias (e o reconto), não só aquelas feitas pelos
                educadores, mas também incentivar que os próprios estudantes contem suas
                histórias, para que produzam textos coletivos (tendo o professor como
                escriba) ou textos individuais (com escrita espontânea).
             •   permitir que as crianças manuseiem livros e revistas, para que a partir desse
                contato sejam estimuladas à pseudoleitura e à postura de leitor.
             •   proporcionar idas a bibliotecas para desenvolver algum tipo de atividade de
                contação de histórias ou manuseio de diversos portadores textuais.
             As Diretrizes para Produção Textual (UBEE/UNBEC, 2018, p. 16) trazem a maneira
             pela qual a construção da leitura é compreendida, tomando como base os estudos
             de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999). Essa perspectiva coloca a lupa no
             processo de “como se aprende” a ler e escrever. Lembrando que a criança é o sujeito
             protagonista no processo de ensino e aprendizagem, e “deve estar em contato
             permanente com a escrita, que pense, reflita, raciocine, arrisque-se, verbalize
             hipóteses para construí-la.” (UBEE/UNBEC, 2018, p. 16). Neste processo, a partir
             de experiências e vivências que o estimulem à fala, à escuta, à leitura e à escrita de
             textos para descortinar o que a escrita representa, o estudante constrói algumas
             hipóteses (pré-silábica, silábica não sonora, silábica sonora, silábica-alfabética,
             alfabética).
             Assim, o trabalho voltado para o letramento na Educação Infantil tem o compro-
             misso de abrir as janelas para a construção de novos saberes, novas hipóteses,
             de maneira que o estudante desenvolva seu pensamento e amplie seu conheci-
             mento sobre si e sobre o mundo.



























              42  Diretrizes para Educação Infantil
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48