Page 48 - Diretrizes para Educação Infantil
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A alteração da idade das crianças que frequentam a Educação Infantil aconteceu
                      com a Lei 11.114, de 16 de maio de 2005, tornando obrigatória a matrícula das
                      crianças de 6 anos no Ensino Fundamental e a ampliação do Ensino Fundamental
                      para nove anos foi efetivada por meio da Lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006.
                      Assim, ela passa a ser ofertada em:
                      •   Creche - crianças até 3 anos de idade.
                      •   Pré-escola - crianças de 4 e 5 anos de idade.
                      Procurando avançar na elaboração e execução das políticas públicas referentes
                      à educação das crianças pequenas e atendendo a um chamado expresso em
                      diversos documentos legais, em 2017, foi homologada a Base Nacional Comum
                      Curricular (BNCC). Esse documento reafi rma as concepções trazidas pela DCNEI
                      (2009) e acrescenta a perspectiva dos direitos de aprendizagem, campos de
                      experiência e objetivos de aprendizagem como o caminho possível para o desen-
                      volvimento das aprendizagens na Educação Infantil.
















                      3.2. Base Nacional Comum Curricular: contexto
                                  Artigo XII - “Decreta-se que nada será obrigado nem proibido,
                                  tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e
                                  caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela. Pará-
                                  grafo único: Só uma coisa fi ca proibida: amar sem amor.” (MELO,
                                  Thiago de.Os Estatutos do Homem)
                      A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) é um documento de caráter
                      normativo que defi ne um grupo essencial de aprendizagens que todas as crianças
                      da Educação Básica devem desenvolver ao longo de suas etapas e modalidades.
                      A BNCC defi ne dez competências gerais que visam garantir uma construção
                      humana e integral de seus partícipes. Ela foi instituída em conformidade com
                      os documentos que determinaram sua implementação, quais sejam: a Consti-
                      tuição Federal de 1988, em seu artigo 210; a LDBN, em seu artigo 9; as Diretrizes
                      Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, em seu artigo 14 e o Plano
                      Nacional de Educação (2014-2024).




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