Page 51 - Diretrizes para Educação Infantil
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EDUCAÇÃO INFANTIL
1 ano e 7 meses - 3 anos e 11 meses 4 anos - 5 anos e 11 meses
Competências gerais da BNCC
Eixos estruturantes das práticas pedagógicas
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
0 - 1 ano e 6 meses Campos de experiências
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
É importante esclarecer claro que a BNCC não é um currículo, mas um documento
que deve nortear os currículos das redes públicas e privadas de ensino de todo
o Brasil; nesse sentido, ela é referência obrigatória, uma vez que define objetivos
a serem alcançados. Já o currículo expressa como atingir tais objetivos, de modo
que deve incluir metodologias e abordagens pedagógicas e tratar de especificidades
educacionais e culturais locais. Nessa perspectiva, as redes de ensino têm
autonomia para produzir seus próprios currículos e cada instituição educativa
deve elaborar sua proposta pedagógica.
Por ter um caráter de referência obrigatória a todo território nacional, a BNCC
pautou seu projeto no ideário da justiça social, qualidade e equidade na dispo-
nibilidade de oportunidades e garantia do direito que todos têm de aprender nas
instituições educativas.
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