Page 51 - Diretrizes para Educação Infantil
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EDUCAÇÃO INFANTIL



                 1 ano e 7 meses - 3 anos e 11 meses  4 anos - 5 anos e 11 meses










                                    Competências gerais da BNCC
                                    Eixos estruturantes das práticas pedagógicas
                                    Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
                              0 - 1 ano e 6 meses  Campos de experiências

                                    Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

             É importante esclarecer claro que a BNCC não é um currículo, mas um documento
             que deve nortear os currículos das redes públicas e privadas de ensino de todo
             o Brasil; nesse sentido, ela é referência obrigatória, uma vez que define objetivos
             a serem alcançados. Já o currículo expressa como atingir tais objetivos, de modo
             que deve incluir metodologias e abordagens pedagógicas e tratar de especificidades
             educacionais e culturais locais. Nessa perspectiva, as redes de ensino têm
             autonomia para produzir seus próprios currículos e cada instituição educativa
             deve elaborar sua proposta pedagógica.
             Por ter um caráter de referência obrigatória a todo território nacional, a BNCC
             pautou seu projeto no ideário da justiça social, qualidade e equidade na dispo-
             nibilidade de oportunidades e garantia do direito que todos têm de aprender nas
             instituições educativas.















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