Page 49 - Diretrizes para Educação Infantil
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A BNCC estrutura-se de maneira diferente para cada etapa que compõe a Educação
Básica. A etapa da Educação Infantil é considerada o início e o fundamento do
processo educacional e está baseada nos eixos estruturantes das interações e
brincadeiras. Nela, são assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvol-
vimento que, alinhados às competências gerais, devem estar presentes nas
situações de aprendizagens que evidenciam o papel ativo dos estudantes nos
diversos ambientes escolares. São eles:
• Conviver - conviver significa relacionar-se. O ambiente da Educação Infantil
pressupõe a coletividade, favorencendo o estar junto, a partilha e a troca de
experiências entre os pares e entre as crianças e os adultos. Nesse convívio
com o outro, evidencia-se a alteridade, a possibilidade do autoconhecimento
e a constução do sujeito como ser social.
• Brincar - é na brincadeira que o ser criança emerge. A brincadeira permite
que as crianças se expressem na sua essência, significando e ressignificando
situações de sua vida cotidiana a partir do jogo simbólico. É quando uma folha
de papel se transforma naquilo que a imaginação e a criatividade da criança
permitir.
• Participar - significa estar no centro do planejamento pedagógico para
que a criança seja o sujeito protagonista nas experiências que promoverão
aprendizagens significativas.
• Explorar - encorajar a curiosidade, desbravar novos espaços, manipular
diversos materiais, texturas, objetos da natureza, pesquisar e investigar. Ao
explorar livremente os objetos de seu interesse, a criança amplia seu conhe-
cimento de mundo e das diversas culturas existentes em nossa sociedade.
• Expressar - a criança se manifesta por meio das suas diversas linguagens. Ela
é o ser do diálogo, das manifestações artísticas, do movimento, da oraliade,
sendo livre para expressar os sentimentos, os conflitos, as dúvidas, as hipóteses
e os questionamentos para o seu grupo.
• Conhecer-se - é na relação com o coletivo, nas experiências de interações e
brincadeiras que a criança desenvolve e constrói a sua identidade pessoal e
de grupo.
Dessa maneira, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento constituem-se
como terreno fértil que sustentam os campos de experiências e, por conseguinte,
os objetivos de apendizagem e desenvolvimento. Eles estarão presentes na base
de todas as experiências e vivências planejadas pelos educadores, no intuito de
potencializar o pleno desenvolvimento de nossos estudantes, independente de
estarem ou não descritos no planejamento pedagógico. Desse modo, os direitos
de aprendizagem e desenvolvimento na BNCC asseguram:
condições para que as crianças aprendam em situações nas quais
possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as
convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a
resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os
outros e o mundo social e natural. (BRASIL, 2017, p. 37)
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