Page 49 - Diretrizes para Educação Infantil
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A BNCC estrutura-se de maneira diferente para cada etapa que compõe a Educação
             Básica. A etapa da Educação Infantil é considerada o início e o fundamento do
             processo educacional e está baseada nos eixos estruturantes das interações e
             brincadeiras. Nela, são assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvol-
             vimento que, alinhados às competências gerais, devem estar presentes nas
             situações de aprendizagens que evidenciam o papel ativo dos estudantes nos
             diversos ambientes escolares. São eles:
             •   Conviver - conviver significa relacionar-se. O ambiente da Educação Infantil
                pressupõe a coletividade, favorencendo o estar junto, a partilha e a troca de
                experiências entre os pares e entre as crianças e os adultos. Nesse convívio
                com o outro, evidencia-se a alteridade, a possibilidade do autoconhecimento
                e a constução do sujeito como ser social.
             •   Brincar - é na brincadeira que o ser criança emerge. A brincadeira permite
                que as crianças se expressem na sua essência, significando e ressignificando
                situações de sua vida cotidiana a partir do jogo simbólico. É quando uma folha
                de papel se transforma naquilo que a imaginação e a criatividade da criança
                permitir.
             •   Participar - significa estar no centro do planejamento pedagógico para
                que a criança seja o sujeito protagonista nas experiências que promoverão
                aprendizagens significativas.
             •  Explorar - encorajar a curiosidade, desbravar novos espaços, manipular
                diversos materiais, texturas, objetos da natureza, pesquisar e investigar. Ao
                explorar livremente os objetos de seu interesse, a criança amplia seu conhe-
                cimento de mundo e das diversas culturas existentes em nossa sociedade.
             •   Expressar - a criança se manifesta por meio das suas diversas linguagens. Ela
                é o ser do diálogo, das manifestações artísticas, do movimento, da oraliade,
                sendo livre para expressar os sentimentos, os conflitos, as dúvidas, as hipóteses
                e os questionamentos para o seu grupo.
             •   Conhecer-se - é na relação com o coletivo, nas experiências de interações e
                brincadeiras que a criança desenvolve e constrói a sua identidade pessoal e
                de grupo.
             Dessa maneira, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento constituem-se
             como terreno fértil que sustentam os campos de experiências e, por conseguinte,
             os objetivos de apendizagem e desenvolvimento. Eles estarão presentes na base
             de todas as experiências e vivências planejadas pelos educadores, no intuito de
             potencializar o pleno desenvolvimento de nossos estudantes, independente de
             estarem ou não descritos no planejamento pedagógico. Desse modo, os direitos
             de aprendizagem e desenvolvimento na BNCC asseguram:

                        condições para que as crianças aprendam em situações nas quais
                        possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as
                        convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a
                        resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os
                        outros e o mundo social e natural. (BRASIL, 2017, p. 37)



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