Page 50 - Diretrizes para Educação Infantil
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Dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, emergem os campos de
                      experiências, que são entendidos como “um arranjo curricular que acolhe as
                      situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes,
                      entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural”.
                      (BRASIL, 2017, p. 40)
                      Ancorados na organização proposta pela DCNEI de promover as aprendizagens e
                      o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil a partir do eixo das interações
                      e brincadeiras, cinco campos de experiências foram propostos: o eu, o outro
                      e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta,
                      fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e
                      transformações.
                      A proposta de organização em campos de experiências transpõe a perspectiva
                      de organização curricular segmentada em disciplinas ou áreas de conhecimento
                      herdadas da dinâmica do Ensino Fundamental. O trabalho pedagógico será
                      desenvolvido a partir das conexões e inter-relações que os campos de experiências
                      possibilitam, com o objetivo de estabelecer aprendizagens significativas que
                      considerem os saberes das crianças.
                                  Assim, os campos de experiências apontam para a imersão
                                  da criança em situações nas quais ela constrói noções, afetos,
                                  habilidades, atitudes e valores, construindo sua identidade.
                                  Eles mudam o foco do currículo da perspectiva do professor
                                  para a da criança, que empresta um sentido singular às situações
                                  que vivencia à medida que efetiva aprendizagens. (BRASIL,
                                  2018a, p. 10)
                      Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e
                      desenvolvimento, que compreendem “tanto os comportamentos, habilidades
                      e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagens e desenvol-
                      vimento” (BNCC, 2017, p. 42) mantendo como eixo norteador as interações e
                      brincadeiras. Eles são organizados em três grupos por faixa etária: bebês (de 0 a 1
                      ano e 6 meses), crianças bem pequenas (de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e
                      crianças pequenas (de 4 anos a 5 anos e 11 meses).
                      A divisão dos grupos por faixa de idade foi tema de diversos diálogos e reflexões na
                      época da construção da BNCC, por remeter a uma perspectiva mais voltada para a
                      psicologia do desenvolvimento de caráter piagetiano, que tem como foco a classi-
                      ficação em estágios de desenvolvimento. Por esse motivo, a BNCC foi específica em
                      mencionar que “esses grupos não podem ser considerados de forma rígida, já que
                      há diferenças de ritmo de aprendizagens e no desenvolvimento das crianças que
                      precisam ser consideradas na prática pedagógica”. (BNCC, 2017, p. 42)








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