Page 44 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 44

3.  Educação Infantil:


                            uma linha do tempo


                                  Artigo I - “Fica decretado que agora vale a verdade. Agora vale a
                                  vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira.”
                                  (MELO, THIAGO, Os Estatutos do Homem)

                      A história da Educação Infantil no Brasil está intrinsecamente ligada à história dos
                      direitos das crianças e às concepções de Educação Infantil. Por muito tempo, a
                      infância foi concebida como um período especial do desenvolvimento biológico
                      do ser humano em que as crianças eram tidas como indefesas, vulneráveis e
                      dependentes, devendo ser guardadas dos males sociais, disciplinadas e educadas
                      para exercerem seu papel de cidadão no futuro. Nesse sentido, as leis do país
                      referentes às crianças as tratavam a partir da condição de objeto de intervenção
                      do Estado, ora prevendo sua tutela ora seu encarceramento.
                      A guinada em tais proposições vem sendo delineada nos últimos anos, principal-
                      mente com a influência de contextos mundiais na área dos Direitos Humanos e
                      do desenvolvimento de estudos da infância. Nessas perspectivas, as crianças
                      são compreendidas como sujeitos de direitos, seres capazes e com peculiaridades
                      próprias de sua idade, e a infância entendida como uma categoria socialmente
                      construída, que pode ser pensada singularmente (infância) e pluralmente
                      (infâncias). (PROUT; JAMES, 1990)




                                                   Diretrizes para Educação Infantil  43
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49