Page 74 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 74
CONHECIMENTO DE MUNDO
Reconhecer as condições climáticas (estações do ano, temperatura,
MAT03COMUND15 períodos de chuva ou seca na região) e as condições do tempo (se
está chovendo, se faz frio ou calor).
Expressar, gradativamente, sua imagem corporal através de dife-
MAT03COMUND16
rentes linguagens: plástica, registros, entre outros.
MAT03COMUND17 Identificar e nomear as diferentes partes do corpo.
Identificar suas características próprias e de outras pessoas esta-
MAT03COMUND18
belecendo semelhanças e diferenças.
Conhecer a importância sobre higiene, cuidados com o corpo e
MAT03COMUND19
alimentação.
Realizar, de forma autônoma e gradativa, ações cotidianas rela-
MAT03COMUND20 cionadas à higiene e à alimentação, se vestir, organizar materiais,
entre outros.
Identificar-se enquanto sujeito que faz parte de diversos grupos
MAT03COMUND21
sociais.
Expressar sua história e de sua família por meio de diferentes lin-
MAT03COMUND22
guagens: plásticas, registros, entre outros.
Vivenciar diferentes situações que envolvam os aspectos da cul-
MAT03COMUND23
tura infantil.
MAT03COMUND24 Identificar elementos da sua identidade cultural, regional e familiar.
Perceber a passagem do tempo através das atividades realizadas
MAT03COMUND25
no cotidiano.
MOVIMENTO E CORPOREIDADE
Campo de experiências BNCC: Corpo, gestos e movimentos
Indicar e nomear o corpo em sua totalidade e cada uma de suas
MAT03MOVCOR01 partes por meio do movimento.
Conviver com crianças e adultos em espaços diversos, vivenciando
MAT03MOVCOR02
os gestos e os movimentos que marcam sua cultura.
Utilizar seu corpo com liberdade e autonomia, imitando os
MAT03MOVCOR03
elementos e objetos do meio circundante.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo
MAT03MOVCOR04
atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
Interpretar o significado das diferentes expressões faciais e
MAT03MOVCOR05
posturas corporais no contexto.
Explorar os ambientes por meio dos sentidos verbalizando suas
MAT03MOVCOR06
sensações.
Relacionar-se em um grupo social mais amplo, auxiliando profes-
MAT03MOVCOR07
sores e colegas em pequenas tarefas quando solicitado.
Concentrar-se em uma mesma atividade, em intervalo de tempo
MAT03MOVCOR08
cada vez maiores.
Diretrizes para Educação Infantil 73