Page 74 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 74

CONHECIMENTO DE MUNDO
                                      Reconhecer as condições climáticas (estações do ano, temperatura,
                       MAT03COMUND15  períodos de chuva ou seca na região) e as condições do tempo (se
                                      está chovendo, se faz frio ou calor).
                                      Expressar, gradativamente, sua imagem corporal através de dife-
                       MAT03COMUND16
                                      rentes linguagens: plástica, registros, entre outros.
                       MAT03COMUND17  Identificar e nomear as diferentes partes do corpo.
                                      Identificar suas características próprias e de outras pessoas esta-
                       MAT03COMUND18
                                      belecendo semelhanças e diferenças.
                                      Conhecer a importância sobre higiene, cuidados com o corpo e
                       MAT03COMUND19
                                      alimentação.
                                      Realizar, de forma autônoma e gradativa, ações cotidianas rela-
                       MAT03COMUND20  cionadas à higiene e à alimentação, se vestir, organizar materiais,
                                      entre outros.
                                      Identificar-se enquanto sujeito que faz parte de diversos grupos
                       MAT03COMUND21
                                      sociais.
                                      Expressar sua história e de sua família por meio de diferentes lin-
                       MAT03COMUND22
                                      guagens: plásticas, registros, entre outros.
                                      Vivenciar diferentes situações que envolvam os aspectos da cul-
                       MAT03COMUND23
                                      tura infantil.
                       MAT03COMUND24  Identificar elementos da sua identidade cultural, regional e familiar.
                                      Perceber a passagem do tempo através das atividades realizadas
                       MAT03COMUND25
                                      no cotidiano.
                                        MOVIMENTO E CORPOREIDADE
                               Campo de experiências BNCC: Corpo, gestos e movimentos
                                      Indicar e nomear o corpo em sua totalidade e cada uma de suas
                       MAT03MOVCOR01  partes por meio do movimento.
                                      Conviver com crianças e adultos em espaços diversos, vivenciando
                       MAT03MOVCOR02
                                      os gestos e os movimentos que marcam sua cultura.
                                      Utilizar seu corpo com liberdade e autonomia, imitando os
                       MAT03MOVCOR03
                                      elementos e objetos do meio circundante.
                                      Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo
                       MAT03MOVCOR04
                                      atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
                                      Interpretar o significado das diferentes expressões faciais e
                       MAT03MOVCOR05
                                      posturas corporais no contexto.
                                      Explorar os ambientes por meio dos sentidos verbalizando suas
                       MAT03MOVCOR06
                                      sensações.
                                      Relacionar-se em um grupo social mais amplo, auxiliando profes-
                       MAT03MOVCOR07
                                      sores e colegas em pequenas tarefas quando solicitado.
                                      Concentrar-se em uma mesma atividade, em intervalo de tempo
                       MAT03MOVCOR08
                                      cada vez maiores.


                                                   Diretrizes para Educação Infantil  73
   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79