Page 75 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 75

MOVIMENTO E CORPOREIDADE
              MAT03MOVCOR09  Atender aos comandos dados pelo professor oralmente e por sinais.
                             Desenvolver reações físico-rítmica à música (palmas, marcha,
              MAT03MOVCOR10
                             dentre outros), reproduzindo-as.
                             Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adqui-
              MAT03MOVCOR11  rindo controle para desenhar, pintar, rasgar, amassar, folhear,
                             entre outros.
              MAT03MOVCOR12  Identificar e verbalizar as necessidades do próprio corpo.
                             Diversificar e explorar os movimentos fundamentais de locomoção
                             (andar, correr, trotar, saltar, saltitar, deslizar e escalar), manipulação
              MAT03MOVCOR13  (arremessar, chutar, rebater, quicar, rolar) e estabilização (ficar em
                             um só pé, andar em uma superfície estreita), combinando-os e
                             seguindo orientações.
              MAT03MOVCOR14  Lançar, receber, transportar, empurrar e tracionar objetos.
                             Desenvolver o equilíbrio e a capacidade de subir e descer escadas
              MAT03MOVCOR15
                             com auxílio de um adulto.
                             Desenvolver coordenação motora dos grandes e pequenos
              MAT03MOVCOR16  músculos (calçar meias e sapatos, fechar zíper e botões, alinhavo)
                             com progressiva independência.
              MAT03MOVCOR17  Demonstrar progressiva independência com o cuidado de seu corpo.
                             Adquirir a capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou
                             separadamente, a percepção da diferença entre direita e esquerda
              MAT03MOVCOR18
                             e a noção de distância entre elementos posicionados tanto do lado
                             direito como do lado esquerdo.
                                      BRINCAR
                         Campo de experiências BNCC: O eu, o outro e o nós
                                  Brincadeira dirigida
                             Utilizar, criativamente, práticas corporais para realizar jogos e
                             brincadeiras e para criar e representar personagens no faz de
              MAT03BRINC01
                             conta, no reconto de histórias, em danças e dramatizações, de
                             acordo com a orientação de um adulto.
                             Desenvolver a autonomia, brincando com diferentes parceiros e
              MAT03BRINC02   envolvendo-se em várias brincadeiras, como as exploratórias, as
                             de construção e as tradicionais
                             Construir vínculos imitando e dramatizando pessoas, movimentos
              MAT03BRINC03
                             e a realidade.
              MAT03BRINC04   Respeitar progressivamente regras e combinados.





              74  Diretrizes para Educação Infantil
   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79   80