Page 75 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 75
MOVIMENTO E CORPOREIDADE
MAT03MOVCOR09 Atender aos comandos dados pelo professor oralmente e por sinais.
Desenvolver reações físico-rítmica à música (palmas, marcha,
MAT03MOVCOR10
dentre outros), reproduzindo-as.
Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adqui-
MAT03MOVCOR11 rindo controle para desenhar, pintar, rasgar, amassar, folhear,
entre outros.
MAT03MOVCOR12 Identificar e verbalizar as necessidades do próprio corpo.
Diversificar e explorar os movimentos fundamentais de locomoção
(andar, correr, trotar, saltar, saltitar, deslizar e escalar), manipulação
MAT03MOVCOR13 (arremessar, chutar, rebater, quicar, rolar) e estabilização (ficar em
um só pé, andar em uma superfície estreita), combinando-os e
seguindo orientações.
MAT03MOVCOR14 Lançar, receber, transportar, empurrar e tracionar objetos.
Desenvolver o equilíbrio e a capacidade de subir e descer escadas
MAT03MOVCOR15
com auxílio de um adulto.
Desenvolver coordenação motora dos grandes e pequenos
MAT03MOVCOR16 músculos (calçar meias e sapatos, fechar zíper e botões, alinhavo)
com progressiva independência.
MAT03MOVCOR17 Demonstrar progressiva independência com o cuidado de seu corpo.
Adquirir a capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou
separadamente, a percepção da diferença entre direita e esquerda
MAT03MOVCOR18
e a noção de distância entre elementos posicionados tanto do lado
direito como do lado esquerdo.
BRINCAR
Campo de experiências BNCC: O eu, o outro e o nós
Brincadeira dirigida
Utilizar, criativamente, práticas corporais para realizar jogos e
brincadeiras e para criar e representar personagens no faz de
MAT03BRINC01
conta, no reconto de histórias, em danças e dramatizações, de
acordo com a orientação de um adulto.
Desenvolver a autonomia, brincando com diferentes parceiros e
MAT03BRINC02 envolvendo-se em várias brincadeiras, como as exploratórias, as
de construção e as tradicionais
Construir vínculos imitando e dramatizando pessoas, movimentos
MAT03BRINC03
e a realidade.
MAT03BRINC04 Respeitar progressivamente regras e combinados.
74 Diretrizes para Educação Infantil