Page 78 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 78

INGLÊS
                                      Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com
                       MAT03INGLE13   crianças e adultos.
                                      Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as caracterís-
                       MAT03INGLE14   ticas e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho, estado
                                      sólido).
                                      Reconhecer e agrupar objetos a partir de características dadas em
                       MAT03INGLE15   inglês.
                                      Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de si
                       MAT03INGLE16   mesmo, dos colegas e da natureza.
                                      Relatar de maneira progressiva os fenômenos naturais (luz solar,
                       MAT03INGLE17   vento, chuva entre outros).

                                           SENTIDO RELIGIOSO
                                      Refletir, com a mediação do professor, sobre as atitudes com o ou-
                       MATO3SRELIG01  tro e com a natureza.
                                      Vivenciar atitudes de colaboração, respeito, partilha, carinho, afe-
                       MATO3SRELIG02  to, cooperação, solidariedade e alteridade.
                                      Vivenciar costumes religiosos da cultura na qual a criança está
                       MATO3SRELIG03  inserida.
                                      Reconhecer progressivamente a importância da vida participando
                       MATO3SRELIG04  ativamente da rotina da escola.
                       MATO3SRELIG05  Valorizar, cuidar e respeitar seu corpo.
                                      Participar de momentos celebrativos com envolvimento e postura
                       MATO3SRELIG06  adequada progressiva.
                       MATO3SRELIG07  Interagir com diferentes símbolos.
                                      Reconhecer gradativamente a importância da vida em todas as
                       MATO3SRELIG08
                                      suas dimensões: o eu, o outro e a natureza.
                                      Comunicar seus sentimentos, pensamentos e escolhas através das
                       MATO3SRELIG09
                                      linguagens oral, corporal e simbólica.
                                      Entender gradativamente que as atitudes próprias devem visar o
                       MATO3SRELIG10
                                      bem do grupo.
                                      Conhecer e respeitar, gradativamente, os direitos e deveres da
                       MATO3SRELIG11
                                      convivência escolar (regras/combinados).
                                      Construir, gradativamente, sua identidade a partir de semelhanças
                       MATO3SRELIG12  e diferenças entre os colegas, integrantes de um grupo, aprenden-
                                      do a respeitar essas diferenças.
                                      Observar a dependência dos diversos ecossistemas e a necessidade
                       MATO3SRELIG13
                                      do cuidado e cooperação para garantir a sobrevivência.







                                                   Diretrizes para Educação Infantil  77
   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83