Page 82 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 82
LETRAMENTO MATEMÁTICO
Espaço e Forma
INF01LETMAT07 Identificar noções espaciais em relação ao próprio corpo.
Representar situações com informações sobre posições e deslo-
INF01LETMAT08
camentos.
Conhecer, nomear e identificar as formas geométricas nos sólidos
INF01LETMAT09
geométricos (círculo, triângulo, quadrado e retângulo).
Construir e representar formas geométricas simples (círculo,
INF01LETMAT10
quadrado, triângulo e retângulo), caracterizando-as.
INF01LETMAT11 Classificar objetos e figuras.
Grandezas e Medidas
Identificar elementos líquidos e sólidos utilizando instrumentos
INF01LETMAT12
de formas proporcionais variadas (conservação).
Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas
INF01LETMAT13 linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea)
em diferentes suportes.
Estabelecer relações de comparação entre objetos observando
INF01LETMAT14
suas propriedades.
Utilizar procedimentos e instrumentos para medir o tamanho dos
INF01LETMAT15
objetos.
Expressar medidas (peso, altura entre outros) construindo
INF01LETMAT16
gráficos básicos.
Utilizar conceitos temporais no vocabulário: ontem, hoje, ama-
INF01LETMAT17
nhã, tarde, cedo, antes, depois, entre outros.
Perceber a conservação de quantidades, a quantificação e a classi-
INF01LETMAT18
ficação de objetos.
Tratamento da Informação
INF01LETMAT19 Coletar e organizar dados e informações de experiências e pesquisas.
Fazer estimativas em relação a números, espaços, grandezas e
INF01LETMAT20
medidas.
CONHECIMENTO DE MUNDO
Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
Praticar situações de pesquisa e investigação sobre os diversos
INF01COMUND01
fenômenos da natureza e da vida cotidiana.
Formular perguntas e questionamentos sobre o ambiente à sua
INF01COMUND02
volta e situações do cotidiano.
INF01COMUND03 Relatar experiências e observações realizadas no seu cotidiano.
Formular hipóteses sobre os questionamentos levantados no
INF01COMUND04
dia a dia.
Identificar, progressivamente, as diversas fontes de informação
INF01COMUND05
necessárias para responder às perguntas e aos questionamentos.
Diretrizes para Educação Infantil 81