Page 82 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 82

LETRAMENTO MATEMÁTICO
                                             Espaço e Forma
                       INF01LETMAT07  Identificar noções espaciais em relação ao próprio corpo.
                                      Representar situações com informações sobre posições e deslo-
                       INF01LETMAT08
                                      camentos.
                                      Conhecer, nomear e identificar as formas geométricas nos sólidos
                       INF01LETMAT09
                                      geométricos (círculo, triângulo, quadrado e retângulo).
                                      Construir e representar formas geométricas simples (círculo,
                       INF01LETMAT10
                                      quadrado, triângulo e retângulo), caracterizando-as.
                       INF01LETMAT11  Classificar objetos e figuras.
                                            Grandezas e Medidas
                                      Identificar elementos líquidos e sólidos utilizando instrumentos
                       INF01LETMAT12
                                      de formas proporcionais variadas (conservação).
                                      Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas
                       INF01LETMAT13  linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea)
                                      em diferentes suportes.
                                      Estabelecer relações de comparação entre objetos observando
                       INF01LETMAT14
                                      suas propriedades.
                                      Utilizar procedimentos e instrumentos para medir o tamanho dos
                       INF01LETMAT15
                                      objetos.
                                      Expressar medidas (peso, altura entre outros) construindo
                       INF01LETMAT16
                                      gráficos básicos.
                                      Utilizar conceitos temporais no vocabulário: ontem, hoje, ama-
                       INF01LETMAT17
                                      nhã, tarde, cedo, antes, depois, entre outros.
                                      Perceber a conservação de quantidades, a quantificação e a classi-
                       INF01LETMAT18
                                      ficação de objetos.
                                          Tratamento da Informação
                       INF01LETMAT19  Coletar e organizar dados e informações de experiências e pesquisas.
                                      Fazer estimativas em relação a números, espaços, grandezas e
                       INF01LETMAT20
                                      medidas.
                                         CONHECIMENTO DE MUNDO
                         Campo de experiências BNCC: Espaços, quantidades, relações e transformações
                                      Praticar situações de pesquisa e investigação sobre os diversos
                       INF01COMUND01
                                      fenômenos da natureza e da vida cotidiana.
                                      Formular perguntas e questionamentos sobre o ambiente à sua
                       INF01COMUND02
                                      volta e situações do cotidiano.
                       INF01COMUND03  Relatar experiências e observações realizadas no seu cotidiano.
                                      Formular hipóteses sobre os questionamentos levantados no
                       INF01COMUND04
                                      dia a dia.
                                      Identificar, progressivamente, as diversas fontes de informação
                       INF01COMUND05
                                      necessárias para responder às perguntas e aos questionamentos.


                                                   Diretrizes para Educação Infantil  81
   77   78   79   80   81   82   83   84   85   86   87