Page 16 - Diretrizes para Educação Infantil
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Nesse sentido, uma das funções da educação seria, portanto, mapear as ações que
                      as crianças são capazes de realizar sozinhas e planejar situações com pares ou
                      interlocutores mais experientes para que elas possam avançar em seu processo
                      de desenvolvimento.
                      No contexto dessa escola de pensamento, a experiência social tem uma impor-
                      tância crucial para o desenvolvimento. Os instrumentos físicos (lápis, compu-
                      tadores, ferramentas etc.) e os simbólicos (cultura, valores, hábitos) colocados
                      à disposição das crianças influenciam a formação das capacidades intelectuais
                      básicas. Dessa forma, sob uma perspectiva histórico-social, não basta permitir
                      a interação entre as crianças e os interlocutores mais experientes. É também
                      necessário pensar a respeito dos instrumentos simbólicos e físicos colocados à
                      disposição das crianças.
                      Assim, entendemos que a organização do espaço pedagógico deve proporcionar
                      situações de aprendizagens que:
                      •   permitam aos estudantes estar diante de problemas a serem resolvidos e que
                         busquem soluções de forma criativa;
                      •   possibilitem maior proximidade com as reais práticas sociais, ambientais
                         e culturais que servem de incentivo para a imaginação e a construção de
                         hipóteses dos estudantes;
                      •   estimulem a curiosidade infantil, para que os estudantes se sintam à vontade
                         para formular questionamentos sobre as situações de seu cotidiano;
                      •   ofereçam liberdade para que os estudantes expressem suas ideias e seus
                         pensamentos sobre as situações do universo infantil, e para manifestar hipóteses
                         e possíveis soluções para as problemáticas surgidas no contexto escolar;
                      •   favoreçam o desenvolvimento do protagonismo infantil;
                      •   proporcionem interação entre os estudantes para que compartilhem saberes
                         e conhecimentos entre os pares;
                      •   permitam aos estudantes estabelecer relações entre os conhecimentos já
                         construídos e os novos, evidenciando o caráter da aprendizagem significativa.

                      1.3. Espaçotempo da Educação Infantil
                      Observa-se que o acesso às mais diversificadas informações, dentre as inúmeras
                      mudanças ocorridas no mundo contemporâneo, é uma das que repercute com mais
                      intensidade no meio educacional. Desta forma, a escola dever ser espaço de oportu-
                      nidades para que as crianças, curiosas e questionadoras por natureza, desenvolvam
                      a capacidade de articular todas essas informações, e deve incentivá-las a manter
                      uma postura investigativa frente à realidade. Diante disso, é importante que a escola
                      promova diferentes momentos para a experimentação e para a pesquisa.
                      Neste sentido, a escola marista é compreendida como lugar de “educação, de
                      evangelização, de produção e circulação de culturas, de elaboração/reelaboração
                      de saberes e conhecimentos e de produção de sujeitos pautados nos valores
                      cristãos – enfim, como espaçotempo de proposição de novos paradigmas curri-
                      culares”. (UMBRASIL, 2010, p. 53)




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