Page 12 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 12

1. Educação Infantil Marista




                      1.1.  Pedagogia Marista

                                  [...] A pedagogia marista é marcada pela acolhida ao outro e pelo
                                  espírito de família. A finalidade maior é, desde o início, “formar
                                  bons cristãos e virtuosos cidadãos”. (UMBRASIL, 2010)
                      O objetivo da educação marista é de evangelizar por meio da educação. O ideal
                      pensado por Marcelino Champagnat de formar bons cristãos e virtuosos cida-
                      dãos materializa-se na organização das escolas maristas que se tornam “centro de
                      aprendizagem, de vida e de evangelização [...], na qual os educandos, progressi-
                      vamente, são iniciados no permanente desafio de harmonizar fé, cultura e vida”.
                      (MEM nº126)
                      O projeto educativo marista concebe a educação como meio pelo qual crianças e
                      jovens têm oportunidades de se constituir como sujeitos sociais, de modo que a
                      mera transmissão de informações não é suficiente frente à complexidade de uma
                      formação humana integral. Trilhar os caminhos de uma educação libertadora,
                      que favorece ao estudante possibilidades de expressão através de suas diversas
                      linguagens, é colocá-lo no centro do processo educativo; é investir no seu prota-
                      gonismo, na sua formação cognitiva, ética, cristã e cidadã.






                                                   Diretrizes para Educação Infantil  11
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17