Page 10 - Diretrizes para Educação Infantil
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Introdução
A Educação Infantil brasileira, nos últimos anos, tem passado por diversas
mudanças, tanto de concepções teóricas quanto legais. Foi a partir da Lei de Dire-
trizes e Bases da Educação Nacional (1996) que ela ganhou o status de primeira
etapa da Educação Básica, concedendo às crianças de zero a cinco anos o direito
à escolarização com vistas ao seu desenvolvimento integral, nos aspectos físicos,
psicológico, intelectual e social.
As transformações percebidas na Educação Infantil acontecem ao mesmo tempo
que o olhar para a infância ganha destaque, pois a criança passa a ser compre-
endida como sujeito socio-histórico e de direitos. Essa caminhada reverberou
diretamente na forma como a escola concebe as práticas pedagógicas para esse
segmento. A perspectiva do cuidar e do educar se consolida como prática essencial
da Educação Infantil, entendendo o cuidado como algo associado ao processo
educativo das crianças pequenas.
Outra concepção importante que ancora o trabalho pedagógico nesse segmento é
apresentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DNCEI,
Resolução CNE/CEB nº 5/2009). Esse documento reafirma o caráter socio-histórico
conferido à criança e apresenta como eixos estruturantes das práticas pedagógicas
as interações e brincadeiras.
Dando continuidade à proposta de aprimorar e garantir a qualidade desse
segmento, além de atender à LDB que demanda a organização do currículo para
a educação como um todo, em 2017 foi homologada a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) que apresenta um grupo essencial de aprendizagens que os
estudantes devem desenvolver durante a Educação Básica.
O Marista Centro-Norte, atento às necessidades educacionais com esse segmento
e alinhado às normativas legais, lançou em 2010 a primeira edição das Diretrizes
para Educação Infantil, que normatiza e orienta os caminhos teóricos e metodo-
lógicos para este segmento, além de sistematizar o currículo, à luz do referencial
pastoral-pedagógico marista. Cabe ressaltar a importância deste documento para
a comunidade educativa marista, uma vez que traz uma visão contemporânea
sobre a infância e sobre os eixos de trabalhos propostos na DCNEI e na BNCC.
Considerando a necessidade de atualização deste documento em virtude da
implantação da BNCC, a segunda edição das Diretrizes para Educação Infantil
atualiza o currículo do segmento e reforça as concepções teóricas que sustentam
o projeto educativo evangelizador da Educação Infantil.
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