Page 10 - Diretrizes para Educação Infantil
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Introdução



                      A Educação Infantil brasileira, nos últimos anos, tem passado por diversas
                      mudanças, tanto de concepções teóricas quanto legais. Foi a partir da Lei de Dire-
                      trizes e Bases da Educação Nacional (1996) que ela ganhou o status de primeira
                      etapa da Educação Básica, concedendo às crianças de zero a cinco anos o direito
                      à escolarização com vistas ao seu desenvolvimento integral, nos aspectos físicos,
                      psicológico, intelectual e social.
                      As transformações percebidas na Educação Infantil acontecem ao mesmo tempo
                      que o olhar para a infância ganha destaque, pois a criança passa a ser compre-
                      endida como sujeito socio-histórico e de direitos. Essa caminhada reverberou
                      diretamente na forma como a escola concebe as práticas pedagógicas para esse
                      segmento. A perspectiva do cuidar e do educar se consolida como prática essencial
                      da Educação Infantil, entendendo o cuidado como algo associado ao processo
                      educativo das crianças pequenas.

                      Outra concepção importante que ancora o trabalho pedagógico nesse segmento é
                      apresentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DNCEI,
                      Resolução CNE/CEB nº 5/2009). Esse documento reafirma o caráter socio-histórico
                      conferido à criança e apresenta como eixos estruturantes das práticas pedagógicas
                      as interações e brincadeiras.

                      Dando continuidade à proposta de aprimorar e garantir a qualidade desse
                      segmento, além de atender à LDB que demanda a organização do currículo para
                      a educação como um todo, em 2017 foi homologada a Base Nacional Comum
                      Curricular (BNCC) que apresenta um grupo essencial de aprendizagens que os
                      estudantes devem desenvolver durante a Educação Básica.
                      O Marista Centro-Norte, atento às necessidades educacionais com esse segmento
                      e alinhado às normativas legais, lançou em 2010 a primeira edição das Diretrizes
                      para Educação Infantil, que normatiza e orienta os caminhos teóricos e metodo-
                      lógicos para este segmento, além de sistematizar o currículo, à luz do referencial
                      pastoral-pedagógico marista. Cabe ressaltar a importância deste documento para
                      a comunidade educativa marista, uma vez que traz uma visão contemporânea
                      sobre a infância e sobre os eixos de trabalhos propostos na DCNEI e na BNCC.
                      Considerando a necessidade de atualização deste documento em virtude da
                      implantação da BNCC, a segunda edição das Diretrizes para Educação Infantil
                      atualiza o currículo do segmento e reforça as concepções teóricas que sustentam
                      o projeto educativo evangelizador da Educação Infantil.




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