Page 8 - Diretrizes para Educação Infantil
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Prefácio


                      O Marista Centro-Norte, em sua caminhada de zelar pela qualidade do processo
                      educativo evangelizador de acordo com os princípios da educação marista,
                      apresenta a segunda edição das Diretrizes para Educação Infantil, que irá subsidiar
                      a proposta pastoral pedagógica para este segmento.
                      A necessidade de atualizá-la nasceu a partir da homologação da Base Nacional
                      Comum Curricular – BNCC (2017), que visa garantir as aprendizagens necessárias
                      que os estudantes deverão desenvolver ao longo da Educação Básica.
                      Para realizar essa tarefa, o Marista Centro-Norte constituiu um Grupo de Trabalho
                      para refletir sobre as concepções e as metodologias presentes no documento que,
                      até o momento, orienta a nossa prática e elaborar uma proposta de atualização.
                      Esse grupo é composto de diversos sujeitos envolvidos na prática educativa
                      evangelizadora – educador, vice-diretor, coordenador pedagógico, analistas
                      educacionais – que, com suas experiências construídas a partir do seu lugar de
                      atuação, colaboraram de forma substancial na atualização do documento que,
                      efetivamente, traduz a Educação Infantil marista.
                      Nesse sentido, reafirmamos nossa essência de evangelizar por meio da educação,
                      seguindo os ensinamentos de Marcelino Champagnat, entendendo que o
                      cuidado, o brincar, as interações e a educação integral das crianças pequenas
                      são primordiais para “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”. (UMBRASIL,
                      2010, p. 31)
                      Assim, esperamos que este documento possa ser utilizado como um farol para
                      guiar a prática pastoral pedagógica em nossas unidades socioeducacionais, com
                      o objetivo de garantir uma educação que perceba a infância nas suas singulari-
                      dades, oportunizando por meio das experiências e das vivencias, aprendizagens
                      significativas.


                                                    Jefferson Luiz Clemente de Oliveira
                                                            Gerente Socioeducacional
















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