Page 8 - Diretrizes para Educação Infantil
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Prefácio
O Marista Centro-Norte, em sua caminhada de zelar pela qualidade do processo
educativo evangelizador de acordo com os princípios da educação marista,
apresenta a segunda edição das Diretrizes para Educação Infantil, que irá subsidiar
a proposta pastoral pedagógica para este segmento.
A necessidade de atualizá-la nasceu a partir da homologação da Base Nacional
Comum Curricular – BNCC (2017), que visa garantir as aprendizagens necessárias
que os estudantes deverão desenvolver ao longo da Educação Básica.
Para realizar essa tarefa, o Marista Centro-Norte constituiu um Grupo de Trabalho
para refletir sobre as concepções e as metodologias presentes no documento que,
até o momento, orienta a nossa prática e elaborar uma proposta de atualização.
Esse grupo é composto de diversos sujeitos envolvidos na prática educativa
evangelizadora – educador, vice-diretor, coordenador pedagógico, analistas
educacionais – que, com suas experiências construídas a partir do seu lugar de
atuação, colaboraram de forma substancial na atualização do documento que,
efetivamente, traduz a Educação Infantil marista.
Nesse sentido, reafirmamos nossa essência de evangelizar por meio da educação,
seguindo os ensinamentos de Marcelino Champagnat, entendendo que o
cuidado, o brincar, as interações e a educação integral das crianças pequenas
são primordiais para “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”. (UMBRASIL,
2010, p. 31)
Assim, esperamos que este documento possa ser utilizado como um farol para
guiar a prática pastoral pedagógica em nossas unidades socioeducacionais, com
o objetivo de garantir uma educação que perceba a infância nas suas singulari-
dades, oportunizando por meio das experiências e das vivencias, aprendizagens
significativas.
Jefferson Luiz Clemente de Oliveira
Gerente Socioeducacional
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