Page 6 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 6
Sumário
Prefácio ...................................................................................................................... 7
Introdução .................................................................................................................. 9
1. Educação Infantil Marista ..................................................................................... 11
1.1. Pedagogia Marista ..................................................................................................11
1.2. Concepções de ensino e aprendizagem ...................................................................13
1.3. Espaçotempo da Educação Infantil .........................................................................15
1.4. Sujeitos da Educação Infantil ..................................................................................16
1.4.1. Estudante ............................................................................................................17
1.4.2. Educador ..............................................................................................................21
1.4.3. Família .................................................................................................................25
2.Concepção teórica da Educação Infantil Marista ................................................... 27
2.1. Teoria histórico-cultural .........................................................................................27
2.2. Interagir, brincar, educar e cuidar ...........................................................................35
2.3. Letramento .............................................................................................................39
3.Educação Infantil: uma linha do tempo ................................................................. 43
3.1. Legislação educacional e Educação Infantil ............................................................45
3.2. Base Nacional Comum Curricular: contexto ...........................................................47
4.Currículo da Educação Infantil Marista ................................................................. 51
4.1. Campos de experiências e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento ..............53
4.1.1. Letramento ...................................................................................................... 57
4.1.2. Imagem e Arte ................................................................................................. 58
4.1.3. Letramento Matemático .................................................................................. 58
4.1.4. Conhecimento de Mundo ................................................................................ 58
4.1.5. Movimento e Corporeidade ............................................................................. 59
4.1.6. Brincar ............................................................................................................. 60
4.1.7. Musicalidade.................................................................................................... 60
4.1.8. Inglês .............................................................................................................. 60
4.1.9. Sentido Religioso ............................................................................................. 61
4.2. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento .......................................................61
4.2.1. Maternal II ....................................................................................................... 62
4.2.2. Maternal III ..................................................................................................... 69
4.2.3. 1º ano – Educação Infantil ............................................................................... 78
4.2.4. 2º ano – Educação Infantil ............................................................................... 89
5.Cotidiano da educação Infantil Marista ............................................................... 100
5.1. Espaçotempo da Educação Infantil Marista .......................................................... 104
5.2. Organização do cotidiano da Educação Infantil .................................................... 108
5.2.1. Ambiente ...................................................................................................... 108
5.2.2. Materiais ....................................................................................................... 109
5.2.3. Atividades ..................................................................................................... 111
5.2.4. Acolhida ........................................................................................................ 113
5.3. O trabalho com projetos pedagógicos ................................................................... 113
5.3.1. Definição do problema ................................................................................... 118
5.3.2. Organizando a trilha investigativa ................................................................. 119
5.3.3. Finalizar para recomeçar ............................................................................... 121
5.4. O planejamento .................................................................................................... 121
5.5. Transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental .................. 124
6. Referências ......................................................................................................... 125