Page 6 - Diretrizes para Educação Infantil
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Sumário


                      Prefácio ...................................................................................................................... 7
                      Introdução .................................................................................................................. 9
                      1. Educação Infantil Marista ..................................................................................... 11
                        1.1.  Pedagogia Marista  ..................................................................................................11
                        1.2. Concepções de ensino e aprendizagem  ...................................................................13
                        1.3. Espaçotempo da Educação Infantil  .........................................................................15
                        1.4. Sujeitos da Educação Infantil  ..................................................................................16
                        1.4.1. Estudante  ............................................................................................................17
                        1.4.2. Educador ..............................................................................................................21
                        1.4.3. Família  .................................................................................................................25
                      2.Concepção teórica da Educação Infantil Marista ................................................... 27
                        2.1. Teoria histórico-cultural  .........................................................................................27
                        2.2.  Interagir, brincar, educar e cuidar  ...........................................................................35
                        2.3. Letramento  .............................................................................................................39
                      3.Educação Infantil: uma linha do tempo ................................................................. 43
                        3.1. Legislação educacional e Educação Infantil  ............................................................45
                        3.2. Base Nacional Comum Curricular: contexto   ...........................................................47
                      4.Currículo da Educação Infantil Marista  ................................................................. 51
                        4.1. Campos de experiências e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento  ..............53
                          4.1.1. Letramento ...................................................................................................... 57
                          4.1.2. Imagem e Arte ................................................................................................. 58
                          4.1.3. Letramento Matemático .................................................................................. 58
                          4.1.4. Conhecimento de Mundo  ................................................................................ 58
                          4.1.5. Movimento e Corporeidade ............................................................................. 59
                          4.1.6. Brincar ............................................................................................................. 60
                          4.1.7. Musicalidade.................................................................................................... 60
                          4.1.8. Inglês .............................................................................................................. 60
                          4.1.9. Sentido Religioso ............................................................................................. 61
                        4.2. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento .......................................................61
                          4.2.1. Maternal II ....................................................................................................... 62
                          4.2.2. Maternal III ..................................................................................................... 69
                          4.2.3. 1º ano – Educação Infantil ............................................................................... 78
                          4.2.4. 2º ano – Educação Infantil ............................................................................... 89
                      5.Cotidiano da educação Infantil Marista ............................................................... 100
                        5.1. Espaçotempo da Educação Infantil Marista .......................................................... 104
                        5.2. Organização do cotidiano da Educação Infantil .................................................... 108
                          5.2.1. Ambiente  ...................................................................................................... 108
                          5.2.2. Materiais ....................................................................................................... 109
                          5.2.3. Atividades  ..................................................................................................... 111
                          5.2.4. Acolhida  ........................................................................................................ 113
                        5.3. O trabalho com projetos pedagógicos ................................................................... 113
                          5.3.1. Definição do problema ................................................................................... 118
                          5.3.2. Organizando a trilha investigativa ................................................................. 119
                          5.3.3. Finalizar para recomeçar ............................................................................... 121
                        5.4. O planejamento .................................................................................................... 121
                        5.5. Transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental .................. 124
                      6. Referências  ......................................................................................................... 125
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