Page 11 - Diretrizes para Educação Infantil
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Essa segunda edição está organizada em cinco capítulos. O primeiro apresenta
os pressupostos da Educação Infantil marista, isto é, as concepções de aprendi-
zagem que ancoram o trabalho pastoral pedagógico, o espaçotempo e quem são os
sujeitos da Educação Infantil marista – educador, estudante e família. O segundo
capítulo trata das concepções teóricas que sustentam a prática pastoral pedagógica
marista, dentre elas a teoria socio-histórica, o letramento e a perspectiva do
interagir, brincar, cuidar e educar.
O terceiro capítulo contextualiza a Educação Infantil no cenário legislativo
brasileiro atual por meio da Constituição Federal de 1988. O quarto capítulo explica
o currículo da Educação Infantil por meio dos campos de experiência e dos
objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Já no quinto capítulo, o cotidiano
da Educação Infantil é apresentado tendo como norte do trabalho pastoral
pedagógico a proposta de projetos pedagógicos.
Dessa maneira, a proposta do trabalho que este documento apresenta reforça
a perspectiva do educar, do cuidado, do brincar e do interagir como os eixos do
processo de ensino e aprendizagem, colocando o estudante, compreendido como
sujeito histórico e social, no centro do processo educativo marista. O caminho
que será percorrido para materializar o processo de aprendizagem será pautado
na proposta de projetos pedagógicos, despertando o interesse pela pesquisa,
investigação, formulação de hipóteses e produção de novos conhecimentos.
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