Page 11 - Diretrizes para Educação Infantil
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Essa segunda edição está organizada em cinco capítulos. O primeiro apresenta
             os pressupostos da Educação Infantil marista, isto é, as concepções de aprendi-
             zagem que ancoram o trabalho pastoral pedagógico, o espaçotempo e quem são os
             sujeitos da Educação Infantil marista – educador, estudante e família. O segundo
             capítulo trata das concepções teóricas que sustentam a prática pastoral pedagógica
             marista, dentre elas a teoria socio-histórica, o letramento e a perspectiva do
             interagir, brincar, cuidar e educar.
             O terceiro capítulo contextualiza a Educação Infantil no cenário legislativo
             brasileiro atual por meio da Constituição Federal de 1988. O quarto capítulo explica
             o currículo da Educação Infantil por meio dos campos de experiência e dos
             objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Já no quinto capítulo, o cotidiano
             da Educação Infantil é apresentado tendo como norte do trabalho pastoral
             pedagógico a proposta de projetos pedagógicos.
             Dessa maneira, a proposta do trabalho que este documento apresenta reforça
             a perspectiva do educar, do cuidado, do brincar e do interagir como os eixos do
             processo de ensino e aprendizagem, colocando o estudante, compreendido como
             sujeito histórico e social, no centro do processo educativo marista. O caminho
             que será percorrido para materializar o processo de aprendizagem será pautado
             na proposta de projetos pedagógicos, despertando o interesse pela pesquisa,
             investigação, formulação de hipóteses e produção de novos conhecimentos.
































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