Page 15 - Diretrizes para Educação Infantil
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A teoria histórico-cultural proposta por Vigotski é referencial teórico básico
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para a compreensão de como as crianças aprendem e desenvolvem-se. Ele estava
particularmente interessado em estudar as influências do contexto histórico
e cultural no processo de desenvolvimento. Segundo esse pesquisador, os
processos psicológicos superiores são influenciados pela experiência histórica
de cada indivíduo. É a natureza socio-histórica do psiquismo humano.
Para saber mais: Os processos psicológicos superiores, também
conhecidos como funções psíquicas superiores, são aqueles que
caracterizam o comportamento dos sujeitos, tais como: atenção
voluntária, percepção, memória, linguagem e raciocínio.
Essas pesquisas abriram novas possibilidades para o papel da educação ao
conferirem à aprendizagem sua relevância no processo de desenvolvimento.
Dentre as importantes contribuições desses pensadores à compreensão do
processo de desenvolvimento estão: o papel da linguagem na reorganização dos
processos psicológicos, o conceito de zona de desenvolvimento eminente e, como
já dissemos acima, a importância das condições sociais, culturais e históricas.
Para Vigotski, a linguagem exerce papel preponderante no desenvolvimento
infantil, pois é através dela que o sujeito se insere no meio social e cultural, inte-
rage com o outro por meio da construção de signos e símbolos, formando assim
o pensamento. Também está presente no processo de criação e imaginação da
criança. Outro conceito fundamental à área educacional é a noção de zona de
desenvolvimento eminente.
Pesquisas permitiram aos pedólogos pensar que, no mínimo, deve-se verificar o
duplo nível do desenvolvimento infantil, ou seja: “primeiramente, o nível de desen-
volvimento atual da criança, isto é, o que, hoje, já está amadurecido e, em segundo
lugar, a zona de seu desenvolvimento iminente, ou seja, os processos que, no
curso do desenvolvimento das mesmas funções, ainda não estão amadureci-
dos, mas já se encontram a caminho, já começam a brotar; amanhã trarão frutos;
amanhã passarão para o nível de desenvolvimento atual. Pesquisas mostram que o
nível de desenvolvimento da criança define-se, pelo menos, por essas duas gran-
dezas e que o indicador da zona de desenvolvimento iminente é a diferença entre
esta zona e o nível de desenvolvimento atual”. (VIGOTSKI, 2004, 485, grifo nosso)
Para saber mais: O termo pedologia refere-se aos “estudiosos
da vida e do desenvolvimento das crianças”. Para entender a di-
ferença entre pedologia e pedagogia, a primeira estabelece as leis
do desenvolvimento infantil e a pedagogia constrói a instrução
da criança sobre os fundamentos desta lei. (Prestes, 2012, p. 265)
2 Nesta Diretriz assumimos o nome Vigotski, tal como foi apresentado nos estudos de Zóia
Prestes (2012) sobre as traduções das obras desse autor.
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