Page 15 - Diretrizes para Educação Infantil
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A teoria histórico-cultural proposta por Vigotski  é referencial teórico básico
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             para a compreensão de como as crianças aprendem e desenvolvem-se. Ele estava
             particularmente interessado em estudar as influências do contexto histórico
             e cultural no processo de desenvolvimento. Segundo esse pesquisador, os
             processos psicológicos superiores são influenciados pela experiência histórica
             de cada indivíduo. É a natureza socio-histórica do psiquismo humano.


                       Para saber mais: Os processos psicológicos superiores, também
                       conhecidos como funções psíquicas superiores, são aqueles que
                       caracterizam o comportamento dos sujeitos, tais como: atenção
                       voluntária, percepção, memória, linguagem e raciocínio.


             Essas pesquisas abriram novas possibilidades para o papel da educação ao
             conferirem à aprendizagem sua relevância no processo de desenvolvimento.
             Dentre as importantes contribuições desses pensadores à compreensão do
             processo de desenvolvimento estão: o papel da linguagem na reorganização dos
             processos psicológicos, o conceito de zona de desenvolvimento eminente e, como
             já dissemos acima, a importância das condições sociais, culturais e históricas.
             Para Vigotski, a linguagem exerce papel preponderante no desenvolvimento
             infantil, pois é através dela que o sujeito se insere no meio social e cultural, inte-
             rage com o outro por meio da construção de signos e símbolos, formando assim
             o pensamento. Também está presente no processo de criação e imaginação da
             criança. Outro conceito fundamental à área educacional é a noção de zona de
             desenvolvimento eminente.
             Pesquisas permitiram aos pedólogos pensar que, no mínimo, deve-se verificar o
             duplo nível do desenvolvimento infantil, ou seja: “primeiramente, o nível de desen-
             volvimento atual da criança, isto é, o que, hoje, já está amadurecido e, em segundo
             lugar, a zona de seu desenvolvimento iminente, ou seja, os processos que, no
             curso do desenvolvimento das mesmas funções, ainda não estão amadureci-
             dos, mas já se encontram a caminho, já começam a brotar; amanhã trarão frutos;
             amanhã passarão para o nível de desenvolvimento atual. Pesquisas mostram que o
             nível de desenvolvimento da criança define-se, pelo menos, por essas duas gran-
             dezas e que o indicador da zona de desenvolvimento iminente é a diferença entre
             esta zona e o nível de desenvolvimento atual”. (VIGOTSKI, 2004, 485, grifo nosso)

                       Para saber mais: O termo pedologia refere-se aos “estudiosos
                       da vida e do desenvolvimento das crianças”. Para entender a di-
                       ferença entre pedologia e pedagogia, a primeira estabelece as leis
                       do desenvolvimento infantil e a pedagogia constrói a instrução
                       da criança sobre os fundamentos desta lei. (Prestes, 2012, p. 265)


             2   Nesta Diretriz assumimos o nome Vigotski, tal como foi apresentado nos estudos de Zóia
               Prestes (2012) sobre as traduções das obras desse autor.



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