Page 13 - Diretrizes para Educação Infantil
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Nessa perspectiva, a pedagogia marista integra a formação
                        afetiva, ética, social, política, cognitiva e religiosa. O jeito de
                        educar fundamenta-se em uma formação integral. Investe na
                        observação, na investigação, na reflexão, na abertura à realidade,
                        no posicionamento crítico, na negociação, no protagonismo, em
                        atitudes solidárias, no respeito e no cuidado com a natureza,
                        na compreensão e na significação do mundo. Desenvolve o espí-
                        rito de pertença, o “sentido do outro” e apresenta a solidariedade
                        como “a virtude cristã dos nossos tempos”, amparada na ética e
                        na espiritualidade. (UMBRASIL,2010, p. 43)
             Educar de acordo com a perspectiva marista significa considerar os estudantes
             sujeitos ativos, construtores de seu próprio desenvolvimento e, por consequência,
             sintam-se implicados na construção de uma sociedade humanizada e humani-
             zadora. Assim, a educação marista se ancora em uma prática pedagógica que
             fomenta o diálogo entre os diversos saberes, envolvendo as ciências, a sociedade
             e as culturas à luz dos valores cristãos.
             Dessa maneira, busca-se congregar a diversidade de experiências e de projetos de
             vida dos educandos e educadores, para se constituir em uma verdadeira comuni-
             dade de pertença, evangelizada e evangelizadora, a partir de valores marcantes e
             diferenciais como: “presença, espírito de família, simplicidade, amor ao trabalho
             e agir do jeito de Maria”. (MEM, nº 98).
             Por meio da presença busca-se uma aproximação das crianças, dos adolescentes
             e dos jovens para construir com eles um processo educativo que contribua com
             o seu permanente processo de humanização. Assim, a dimensão humanizadora
             marca a vida de uma comunidade educativa e provoca um crescimento mútuo de
             seus membros. A presença atenta e acolhedora em todas as situações permite
             que nasçam e cresçam relações interpessoais saudáveis, com abertura e confiança,
             baseadas no afeto, na escuta qualificada e no diálogo. A presença “exige
             do educador, além da mediação do processo de ensino-aprendizagem, postura
             atenta às demandas contemporâneas, atuação incentivadora e coerência entre
             discurso e ação”. (UMBRASIL, 2010, p. 44)
             A simplicidade nos permite tornar o cotidiano escolar ainda mais agradável.
             “À simplicidade acrescentamos a humildade e a modéstia, que constituem as três
             violetas de nossa tradição marista, permitindo que Deus aja através de nós,
             buscando fazer o bem sem barulho” (MEM, nº 104). A vivência do bem, marcada
             por esses três valores – a simplicidade, a humildade e a modéstia –, potencializa
             a nossa presença e as nossas relações tornando-as cada vez mais autênticas e
             sinceras, fortalecendo a solidariedade e a confiança entre todos que fazem parte
             da comunidade educativa. Tais valores nos possibilitam, ainda, estabelecer
             critérios válidos para tomar decisões e enfrentar as situações de conflito inerentes
             aos ambientes escolares, com discernimento, prudência e tranquilidade.






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