Page 13 - Diretrizes para Educação Infantil
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Nessa perspectiva, a pedagogia marista integra a formação
afetiva, ética, social, política, cognitiva e religiosa. O jeito de
educar fundamenta-se em uma formação integral. Investe na
observação, na investigação, na reflexão, na abertura à realidade,
no posicionamento crítico, na negociação, no protagonismo, em
atitudes solidárias, no respeito e no cuidado com a natureza,
na compreensão e na significação do mundo. Desenvolve o espí-
rito de pertença, o “sentido do outro” e apresenta a solidariedade
como “a virtude cristã dos nossos tempos”, amparada na ética e
na espiritualidade. (UMBRASIL,2010, p. 43)
Educar de acordo com a perspectiva marista significa considerar os estudantes
sujeitos ativos, construtores de seu próprio desenvolvimento e, por consequência,
sintam-se implicados na construção de uma sociedade humanizada e humani-
zadora. Assim, a educação marista se ancora em uma prática pedagógica que
fomenta o diálogo entre os diversos saberes, envolvendo as ciências, a sociedade
e as culturas à luz dos valores cristãos.
Dessa maneira, busca-se congregar a diversidade de experiências e de projetos de
vida dos educandos e educadores, para se constituir em uma verdadeira comuni-
dade de pertença, evangelizada e evangelizadora, a partir de valores marcantes e
diferenciais como: “presença, espírito de família, simplicidade, amor ao trabalho
e agir do jeito de Maria”. (MEM, nº 98).
Por meio da presença busca-se uma aproximação das crianças, dos adolescentes
e dos jovens para construir com eles um processo educativo que contribua com
o seu permanente processo de humanização. Assim, a dimensão humanizadora
marca a vida de uma comunidade educativa e provoca um crescimento mútuo de
seus membros. A presença atenta e acolhedora em todas as situações permite
que nasçam e cresçam relações interpessoais saudáveis, com abertura e confiança,
baseadas no afeto, na escuta qualificada e no diálogo. A presença “exige
do educador, além da mediação do processo de ensino-aprendizagem, postura
atenta às demandas contemporâneas, atuação incentivadora e coerência entre
discurso e ação”. (UMBRASIL, 2010, p. 44)
A simplicidade nos permite tornar o cotidiano escolar ainda mais agradável.
“À simplicidade acrescentamos a humildade e a modéstia, que constituem as três
violetas de nossa tradição marista, permitindo que Deus aja através de nós,
buscando fazer o bem sem barulho” (MEM, nº 104). A vivência do bem, marcada
por esses três valores – a simplicidade, a humildade e a modéstia –, potencializa
a nossa presença e as nossas relações tornando-as cada vez mais autênticas e
sinceras, fortalecendo a solidariedade e a confiança entre todos que fazem parte
da comunidade educativa. Tais valores nos possibilitam, ainda, estabelecer
critérios válidos para tomar decisões e enfrentar as situações de conflito inerentes
aos ambientes escolares, com discernimento, prudência e tranquilidade.
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